9.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 31, 2023
No menu items!
InícioRegionalAprovadas duas novas áreas de reabilitação urbana em Carregal e Carregais

Aprovadas duas novas áreas de reabilitação urbana em Carregal e Carregais

A intervenção em casas situadas nos núcleos históricos das aldeias de Carregal e Carregais vão usufruir de benefícios e incentivos fiscais, entre os quais a isenção de IMI que pode ser prolongada até 10 anos, a dedução à coleta, em sede de IRS, de 30% dos encargos com a reabilitação de edifícios situados nas ARU (até ao limite de 500€), bem como a sujeição à taxa reduzida das empreitadas que tenham por base a reabilitação urbana.

A Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, a 28 de novembro a proposta da Câmara para criação de áreas de reabilitação urbana (ARU) nas duas localidades e respetivos programas estratégicos de reabilitação urbana, da qual decorre a aplicação de todos os incentivos previstos Regime Jurídico da Reabilitação urbana (RJRU), estando igualmente previstos apoios municipais entre os quais apoio por parte de técnicos municipais no acompanhamento das intervenções de reabilitação urbana, apoios financeiros até um montante máximo 2.500 euros em algumas intervenções e minoração do IMI.

A reabilitação urbana é uma componente indispensável ao desenvolvimento local, competindo às autarquias o dever de assegurar a promoção das medidas necessárias à reabilitação de áreas urbanas.

O presente Plano Estratégico prevê, assim, uma ação de requalificação no espaço público no valor previsto de 9 mil euros, cuja finalidade consiste, essencialmente, na sua modernização e qualificação, adaptando-o a novas funções urbanas que possam ser, simultaneamente, fomentadoras das dinâmicas económicas concelhias.

A reabilitação do espaço público passa, em grande parte, pela melhoria dos pavimentos e de convívio, bem como pela introdução de mobiliário urbano adequado e dirigido atrativoa rua envolvente do núcleo antigo.

Reabilitação do espaço urbano, preservação da memória e promoção da reabilitação física e funcional através do apoio ao investimento privado são alguns dos objetivos deste programa, que tem como propósito a participação e envolvimento dos proprietários/ habitantes na preservação dos bens patrimoniais no âmbito da definição da ARU.

Para além de Carregal e Carregais, estão já definidas outras ARU’S, nomeadamente Proença-a-Nova, Sobreira Formosa, Montes da Senhora, São Pedro do Esteval, Figueira, Cunqueiros e Oliveiras.

Podem ser obtidos esclarecimentos adicionais sobre as áreas de reabilitação urbana, bem como consultar a documentação existente junto dos serviços técnicos da autarquia.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: