4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioRegionalCâmara de Oleiros pede alargamento do período de correção extraordinária da densidade...

Câmara de Oleiros pede alargamento do período de correção extraordinária da densidade de javalis

O Vice-presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques, vai solicitar ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) que seja alargado o período de correção extraordinária da densidade de javalis.

O período permitido para estas ações está fixado atualmente por aquele organismo entre junho e setembro.

Miguel Marques partilhou da mesma preocupação dos representantes das associações de caçadores e de agricultores do concelho presentes na reunião realizada esta terça-feira para eleger os membros do Conselho Municipal Cinegético.

Os caçadores queixaram-se do “período muito curto, de apenas quatro meses” para a realização das ações de correção da densidade destes animais, quando estamos perante, referiram, “uma densidade impressionante de javalis no concelho”.

Miguel Marques, Vice-presidente do Município, referiu ser “extremamente necessário e urgente” tomar medidas para o controlo de efetivos populacionais de javalis no Concelho de Oleiros.

“Por muito que as associações de caçadores façam o seu trabalho, é manifestamente insuficiente. A densidade dos javalis tomou uma proporção muito preocupante, ainda por cima depois de dois anos de pandemia Covid”, em que o exercício de caça esteve praticamente vedado.

À Câmara Municipal, destacou, “têm chegado relatos de acidentes nas estradas e de pessoas que não vão fazer sementeiras porque estes animais acabam por estragar as culturas.”.

O ICNF foi notificado para estar presente na reunião do Conselho Municipal Cinegético, como decorre da lei, mas não se fez representar.

Miguel Marques deixou ainda a disponibilidade de a Câmara Municipal de Oleiros “apoiar as associações do Concelho, que assim o solicitarem, na realização de batidas e montarias para o controlo da espécie, com vista à prevenção e minimização dos estragos causados por estes animais nas culturas agrícolas e florestais”.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: