0.5 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
No menu items!
InícioRegionalMunicípio da Sertã associa-se ao programa Portugal Branding

Município da Sertã associa-se ao programa Portugal Branding

A Sertã é um dos municípios que integra o Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, desenvolvido pelo CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e pela Coimbra Business School | ISCAC.

O programa, apresentado recentemente em Coimbra, visa “mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas territoriais em Portugal”, anunciaram as entidades promotoras.

Carlos Miranda, presidente do Município da Sertã, mostrou-se “muito entusiasmado com a entrada da Sertã neste programa, onde figuram outros concelhos como Albufeira, Braga, Cascais, Coimbra ou Lisboa”.

E acrescentou: “queremos estar a par dos melhores para conseguirmos construir e implementar, no nosso município, um modelo sustentável de desenvolvimento para o futuro”.

O autarca lembrou ainda que o Município da Sertã está já a trabalhar com o CEIT na definição de uma nova estratégia de posicionamento e de ‘marketing’ local para o concelho.

Sobre o projeto Portugal Branding, Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, explicou que “uma equipa de especialistas avaliará o estado de maturidade das respetivas marcas territoriais através de uma matriz de critérios subdivididos por cinco eixos de atuação que vão desde a governação à identidade e perceção da marca.”

Esta matriz foi desenvolvida por docentes e investigadores ao longo dos últimos dois anos e teve como base diversos casos de estudo nacionais e internacionais.

Segundo as entidades promotoras do projeto, o que se pretende é criar um referencial científico ao nível da gestão de marcas territoriais e apoiar os municípios na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial.

Por seu lado, Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, fez saber que “este é um projeto que cruza duas realidades indissociáveis no contexto da competitividade atual, a investigação científica e a aplicabilidade prática ao nível dos territórios. Estamos também a consolidar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial enquanto laboratório nacional de referência ao nível da formação e investigação de marcas territoriais, fomentando o diálogo entre a academia, as empresas, as autarquias e as entidades governamentais”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: