4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioNacionalOrdem dos Enfermeiros do Centro premiada no Congresso Mundial dos Hospitais no...

Ordem dos Enfermeiros do Centro premiada no Congresso Mundial dos Hospitais no Dubai

 Um estudo sobre a prestação de cuidados de saúde na era digital em Portugal, desenvolvido por enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros da região Centro, foi premiado num dos maiores congressos da área da saúde. Portugal foi o país escolhido para acolher o próximo Congresso Mundial dos Hospitais.

A Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros foi distinguida na 45ª edição do Congresso Mundial dos Hospitais da Federação Internacional dos Hospitais (IHF), pelo seu artigo científico pioneiro sobre a tele enfermagem nos serviços de saúde em Portugal.

O congresso teve lugar no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em novembro.

Entre 150 artigos científicos submetidos, o artigo português ganhou o prémio “People’s Choice Award” votado pela maioria dos conferencistas presentes.

O presidente da Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCOE), Ricardo Correia de Matos, considera esta distinção “um importante reconhecimento entre pares, num dos mais prestigiantes congressos da área da saúde” que reúne líderes executivos de hospitais, serviços e organizações de saúde de todo o mundo.

Intitulado “Consultas de enfermagem à distância em Portugal: recomendações de peritos”, o artigo apresentado no congresso pretende simplificar e otimizar os cuidados de saúde prestados por enfermeiros através de ferramentas digitais.

O paper apresenta quatro princípios gerais das consultas à distância e 10 recomendações para os profissionais que queiram implementar a teleconsulta.

A ideia do tema surge de um trabalho desenvolvido em Portugal para a regulamentação da tele saúde.

O estudo foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar composta por onze enfermeiros – Ricardo Correia de Matos, Ricardo Ferreira, João Neves, Andréa Marques, Georgina Pimentel, Valter Amorim, Ana Paula Morais, Pedro Lopes, Filipa Ventura, Ana Loureiro e Ana Vieira – e por entidades parceiras que prestam cuidados de saúde à distância.

“Partindo da premência de responder aos desafios da digitalização na área da saúde, globalmente impostos e acelerados pela pandemia da Covid-19, decidimos desenvolver este artigo que teve uma abordagem multidisciplinar e descentralizada”, explica o presidente da SRCOE.

“A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros está empenhada em elevar a missão dos Enfermeiros, levando as melhores práticas desenvolvidas em Portugal além-fronteiras, tornando, neste caso, a saúde digital mais inclusiva”.

Portugal recebe 46º Congresso Mundial dos Hospitais

O próximo Congresso Mundial dos Hospitais vai realizar-se em Portugal. O consórcio português constituído pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e Associação Portuguesa de Hospitalização Privada será responsável pela organização do congresso em Lisboa, entre 25 e 27 de outubro de 2023, com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: