0.5 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
No menu items!
InícioRegionalSERTÃ: Mural artístico instalado no Jardim da Fonte da Boneca

SERTÃ: Mural artístico instalado no Jardim da Fonte da Boneca

O Jardim da Fonte da Boneca, na Sertã, vai passar a contar com um novo motivo de interesse.

Trata-se de um mural artístico de grandes dimensões, da autoria da pintora Mariana Duarte Santos, encomendado para o local pelo Município da Sertã.

A obra de arte está a ser pintada no paredão anexo à Fonte da Boneca, logo abaixo da ponte sobre a Ribeira da Sertã, e nele se invocam algumas das vivências comunitárias da vila da Sertã.

A pintora Mariana Duarte Santos trabalhou a partir de imagens antigas, uma representando os passeios de barco que coloriam, em tempos recuados, as águas das duas ribeiras da Sertã e outra simbolizando as pescarias artesanais (habitualmente pesca por arte lançada) que aconteciam também nestes dois cursos de água. As fotos pertencem a uma coleção de imagens antigas, que têm estado à guarda da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes.

Durante a instalação do mural

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, destacou “a qualidade e espetacularidade do mural artístico, que com toda a certeza se tornará num dos pontos de paragem obrigatório para quem visita a vila da Sertã. Simultaneamente, será um sítio que dirá muito à população do concelho, pois nele se faz a exaltação da nossa memória e identidade coletiva”.

Para o autarca, esta obra “faz parte de um plano de requalificação da Fonte da Boneca e do jardim anexo, conferindo-lhe todo o destaque e dignidade que este espaço de lazer merece”.

Além disso, Carlos Miranda notou ainda que é “objetivo do Município da Sertã promover uma rota de arte urbana por todo o concelho, sendo que este é o primeiro capítulo dessa futura rota”.

O mural artístico é obra de Mariana Duarte Santos, uma jovem pintora nascida em 1995 e que estudou na Escola Artística António Arroio, tendo-se depois formado em Artes Plásticas no Ar.Co.

Conta no seu currículo com participações em várias exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda. Em 2019, realizou o seu primeiro mural inserido no projeto Arte Pública, da Fundação EDP e, desde aí, é presença habitual em festivais como o Conversas na Rua Fazunchar ou VIA.

Neste momento, tem à sua conta quase duas dezenas de murais espalhados por Lisboa, Fundão, Belmonte, Torres Vedras, Praia do Ribatejo, Figueiró dos Vinhos, Coruche, Dublin ou Valongo.

O seu trabalho, de natureza figurativa, é centrado maioritariamente na pintura e na gravura e bastante influenciado por áreas artísticas, como o cinema, fotografia e literatura.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: