11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalConvento de Santo António recebe esta sexta edição do Encontro de Cantares...

Convento de Santo António recebe esta sexta edição do Encontro de Cantares do Menino

A Igreja do Convento de Santo António, em Penamacor, recebe, hoje dia 10 de dezembro, pelas 17:00, a sexta edição do Encontro de Cantares ao Menino.

Esta iniciativa, inserida no Penamacor Vila Madeiro, conta, este ano, com a atuação do Grupo de Modas Antigas, em representação da Beira Baixa, do Rancho Folclórico da Orada, de Borba, e do Rancho Folclórico de Penamacor.

Os Cantares ao Menino ou também designados de Cantares do Ciclo Natalício são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudados.

No entanto, sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através dos cânticos que se expressavam a sua devoção à religião cristã.

Este ciclo inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em janeiro.

São cânticos que estão associados a quatro momentos diferentes: a recolha do Madeiro; o acender do mesmo e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.

É aos ranchos folclóricos que cabe a recolha e preservação dos cânticos deste quadro e a sua divulgação, para que não se esqueça ou se perca a memória de um povo.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Cultural Resumo Fonético, que tem no seu seio o Grupo de Recolhas Tradicionais Modas Antigas, em colaboração com a Malta de 2002, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a Santa Casa da Misericórdia locais, pretende, assim, ser uma representação digna de Cantares ao Menino.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading