4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioCulturaLivros no Mercado de Alcains

Livros no Mercado de Alcains

17 e 24 de dezembro, das 8 às 12 horas

A Alma Azul leva ao Mercado de Alcains a sua Mostra: “23 Razões para Oferecer Um Livro no Natal” na tentativa de angariar fundos para a realização do “Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2023”, nos próximos meses de Março, Abril e Maio, na Região Centro; com atividades também em Alcains.

Comercializar Livros de Autores de Língua Portuguesa no Mercado semanal de Alcains, como um produto que representa o território; segue a linha do trabalho da Alma Azul expresso nas atividades que desenvolve com o projeto “Em Nome da Beira; e na atribuição do Prémio Ciranda, oferenda de produtos tradicionais com forte ligação à produção rural, como o vinho, o azeite, as compotas e o pão, ligando ao cultivo da Terra às atividades culturais que a produtora, com sede em Alcains, dinamiza.

Maria Manuel Viana, Rui Zink e Francisco Duarte Mangas são os autores com destaque na Mostra, aos quais, no Mercado, se juntam livros para crianças; e de autores de Alcains e da Região; numa valorização dos estudos dos investigadores locais.

A Poesia terá uma representação e um espaço próprio com autores consagrados como Fernando Pessoa ou Sophia de Mello Breyner Andresen, mas também com livros de João Camilo, José Guardado Moreira ou Ana Rita Calmeiro.

A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcains.

Ainda integrado no programa: “23 Razões Para Ler Um Livro no Natal”, a Alma Azul desloca-se, a Coimbra no dia 19, segunda-feira, para nos claustros do Colégio da Graça, na Rua da Sofia, assinalar o aniversário de Alexandre O’Neill e promover a Antologia “Poesia da Língua Toda”, com a presença de um dos autores, Alexandre Valinho Gigas.

Nos dias 23 e 24 de dezembro, a Mostra continuará disponível no Salão Alma Azul em Alcains para receber os alcainenses espalhados pelo país ou Europa que regressam nesta quadra para celebrar o Natal junto de familiares e amigos.

No sábado, dia 24, das 8 às 12 horas, a Mostra estará, como já referimos, no Mercado, e, de tarde, na sede da Alma Azul até às 19 horas; momento em que se encerra”23 Razões Para Oferecer Um Livro no Natal” para, como manda tradição, assistirmos ao início do fogo do Madeiro que os jovens juntaram no Adro da Igreja de Alcains; numa das mais belas tradições do Natal na Beira Baixa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: