11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalCompanhia de Teatro Montes da Senhora celebrou 25 anos de existência

Companhia de Teatro Montes da Senhora celebrou 25 anos de existência

A Companhia de Teatro Montes da Senhora (CTMS) celebrou em 2022 os seus 25 anos de existência, constituindo-se como o principal pilar de promoção ao Teatro em Proença-a-Nova.

No dia 10 de dezembro, para assinalar esta data redonda, o grupo organizou uma Festa de Aniversário no Salão de Festas da Milita, que contou com a presença de atuais e antigos atores, habituais espetadores e até grupos de outras localidades que já por diversas vezes atuaram e visitaram o concelho de Proença-a-Nova e com quem a CTMS acabou por criar uma forte ligação ao longo dos últimos anos.

Além destes, João Lobo e João Manso, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova também marcaram presença na cerimónia.

Daniel Alves, agora com 68 anos de idade, aponta às “ligações de amizade que se estabelecem entre as pessoas de diferentes grupos de teatro amador” como o principal motivo para continuar a abraçar este projeto: “quando um grupo nos visita mais de três vezes é evidente que começam a ser nossos amigos”.

Para a Festa de aniversário dos 25 anos foram convidados vários grupos de teatro, que neste ou noutros anos vieram atuar a Proença-a-Nova, pois todos eles, de certa forma, ajudaram também a construir a história do Teatro no concelho.

Ao longo dos anos, marcados pela saída e entrada de muitos jovens participantes, a Companhia de Teatro dos Montes da Senhora recebeu mais de 200 espetáculos no Auditório Municipal de Proença-a-Nova e percorreu a quase totalidade dos teatros amadores do país.

Dos quadros da Companhia de Teatro fizeram já parte mais de 130 participantes, na sua maioria jovens, compondo aquele que é considerado o grupo de teatro amador mais jovem de Portugal.

Entre as aventuras vividas contam-se viagens e digressões aos Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Suíça e um pouco por todo o país, com atuações mensais ao quarto sábado de cada mês.

Lucinda Alves, que também faz parte do grupo desde o seu nascimento, não esconde a emoção por acompanhar o crescimento daqueles a quem continua a tratar carinhosamente como ‘miúdos’: “acompanhamos estes miúdos – embora a maior parte deles já nem o sejam – desde os 12/13 anos, portanto é normal sentirmos um grande afeto ao vê-los crescer”, aponta.

Em 2023 o Festival de Teatro parte para a 18ª edição, mantendo-se com a realização de espetáculos no Auditório Municipal a todos os segundos sábados de cada mês, pelas 21h30.

Em janeiro de 2023 o Auditório Municipal recebe a peça: “Um visto para a vida”, do Grupo Cultural Recreativo “O Baluarte”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading