12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
No menu items!
InícioNacionalIPG formaliza escritura para lançar Laboratório Colaborativo em Logística

IPG formaliza escritura para lançar Laboratório Colaborativo em Logística

O Politécnico da Guarda formalizou ontem a escritura com instituições públicas e privadas para a realização do Laboratório Colaborativo na área da Logística – CoLABLogIN.

“Este projeto fomentará o desenvolvimento da região da Guarda e terá um impacto significativo no setor logístico”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) assinou esta quarta-feira, dia 14 de dezembro, a escritura para a concretização do Laboratório Colaborativo na área da Logística – CoLABLogIN.

Financiado com 1,3 milhões de euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o projeto conta com a participação de mais 12 associados – sobretudo grupos empresariais da região – e visa investigar as redes e os fluxos logísticos da região da Guarda e os movimentos de transportes de todo o país com o exterior.

Durante a assinatura

A assinatura da escritura da associação decorreu na Guarda.

“A celebração desta escritura é o primeiro grande passo para a concretização do CoLABLogIN, o qual conta com o apoio fundamental de instituições públicas e do tecido empresarial local nos domínios tecnológico, logísticos e de transportes, académicos e científicos”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“Este projeto, concebido e liderado pelo IPG em parceria com instituições e empresas, fomentará o desenvolvimento da região da Guarda e terá um impacto significativo no setor logístico nacional. É um bom exemplo da forma como o IPG orienta a sua missão para a qualificação da mão de obra especializada da região e para o seu desenvolvimento económico”.

Além do Politécnico da Guarda, as entidades e empresas associadas que fazem parte do projeto são: Centre for Informatics and Systems da Universidade de Coimbra (CISUC), Câmara Municipal da Guarda, Olano Portugal, Transporte Bernardo Marques, Infraestruturas de Portugal, Inova-Ria, Coficab, APDL – Administração do Porto do Douro, de Leixões e de Viana de Castelo, Wavecom, Stratio Automotive, Administração do Porto de Aveiro e Instituto Politécnico de Tomar.

“Assinada a escritura, iremos agora definir a estrutura governativa do CoLABLogIN, os membros do Conselho Administrativo, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo, assim como o regulamento interno”, afirma André Garcia Sá, professor no IPG e coordenador do CoLABLogIN.

“Temos vindo a trabalhar ativamente na definição de estratégias a curto emédio prazo para o Laboratório Colaborativo e na preparação de candidaturas a projetos europeus”.

Para além dos associados, o CoLABLogIN irá reunir um conjunto de parceiros que vão prestar apoio ao seu desenvolvimento enquanto membros do Conselho Estratégico, designadamente a APAT – Associação dos Transitários de Portugal, o CPC – Conselho Português de Carregadores, o Núcleo Empresarial da Região da Guarda – NERGA, a Associação Portuguesa de Logística – APLOG, a APP – Porto de Portugal, a Zaldesa (Zona de Atividades Logísticas de Salamanca), a AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, a Europlatforms – Associação Europeia de Plataformas Logísticas, entre outros.

O Laboratório Colaborativo conta com a participação de empresários, gestores, académicos, investigadores e profissionais especializados em logística, inovação e desenvolvimento tecnológico, e “está alinhado com a estratégia do Instituto Politécnico da Guarda de potenciar a investigação e a ciência ao serviço da sociedade”, conclui Joaquim Brigas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: