4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioNacionalPrémio na área da epidemiologia das doenças respiratórias para docente da UBI

Prémio na área da epidemiologia das doenças respiratórias para docente da UBI

Sofia Ravara, da Faculdade de Ciências da Saúde, recebeu galardões em Portugal e Espanha, por estudo sobre mortes por consumo de tabaco em Portugal.

A docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Sofia Ravara, foi premiada em Portugal e em Espanha, pelo estudo alargado à escala nacional sobre a mortalidade provocada pelo consumo de tabaco.

“Smoking-attributable mortality in Portugal by region in 2019” é o título do estudo desenvolvido por investigadores portugueses e espanhóis e que recebeu o Prémio Robalo Cordeiro 2022 – atribuído pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia –, além do galardão de melhor Comunicação Melhor Oral Colaboração Espanha-Portugal, no Congresso Internacional da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, da Sociedade Espanhola de Saúde Publica e da Associação Portuguesa de Epidemiologia.

Santa Resiliência – Pulmão de Ouro

Júlia Rey Brandariz (aluna de Doutoramento Internacional em Saúde Pública – colaboração Universidade Santiago de Compostela e Universidade Nova de Lisboa), Sofía Ravara (FCS-UBI e centro de investigação CISP, ENSP, NOVA), María Isolina Santiago-Pérez, Pedro Aguiar (ENSP, NOVA), Alberto Ruano-Ravina, Leonor Varela-Lema, Cristina Candal-Pedreira, Nerea Mourino e Mónica Pérez-Ríos são os investigadores que trabalharam na investigação.

O trabalho estimou, pela primeira vez, a mortalidade atribuída ao consumo de tabaco nas regiões NUTS-II de Portugal (Norte, Centro, AM de Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), por todas as causas de morte até hoje comprovadamente causadas pelo tabaco, e agrupadas por doença cardiovascular e metabólica, respiratória e cancro.

“Mostrou uma grande variação e desigualdades na mortalidade associada ao tabaco em Portugal, por sexo e região”, de acordo com Sofia Ravara.

As conclusões apontam para uma mortalidade maior nos homens do que nas mulheres e maior nos Açores, em ambos os sexos.

A Madeira apresenta a mortalidade menor, sobretudo em mulheres, pois é a região em que se começou a fumar há menos tempo.

Em 2019, o consumo de tabaco causou 13.847 mortes, representando 12.3% do total das mortes entre a população portuguesa com idade igual ou superior a 35 anos.

Destas, 71% ocorreram na população masculina, com 22% a ter menos de 65 anos.

Quanto às causas de morte, 42,5% deveram-se a cancro, 35,4% a doenças cardiovasculares e metabólicas e 22,2% devido a doenças respiratórias.

No que se refere a regiões, a mais baixa taxa de morte devido a tabaco ocorreu na Madeira (2,1%) e a mais alta na região Norte.

Nos homens, o cancro domina as causas de morte em todas as regiões, enquanto que, nas mulheres, são os problemas cardiovasculares.

A qualidade do estudo mereceu reconhecimento com o Prémio Robalo Cordeiro 2022, atribuído anualmente para galardoar uma nova geração de cientistas que se dedicam à investigação na área respiratória, premiando trabalhos de investigação científica, originais e inéditos, ou um projeto de investigação, incluindo treinos em instituições nacionais ou estrangeiras em técnicas essenciais à sua prossecução.

Pulmão de Ouro SPP 2022

Sofia Ravara, que coordena a Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, juntamente com Raquel Rosa, viu ser atribuído a este grupo o Pulmão de Ouro 2022, que distingue o desenvolvimento das Comissões da SPP na área da comunicação e trabalho com os media, com a comunidade e formação.

“Geralmente têm um título com algum humor e o nosso foi “Santa Resiliência”, pois a prevenção e controlo de tabagismo é uma luta muito árdua”, explica a docente da UBI, que acrescenta: “Este prémio motiva-nos muito a querer fazer mais e melhor e já avançamos com um projeto Europeu UE revolucionário e com uma colaboração galvanizadora com a Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia. Há muito trabalho para fazer, mas estamos confiantes de que vai fazer a diferença”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: