11.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 31, 2023
No menu items!
InícioNacionalCepsa apoia cinco projetos solidários com 65 mil euros

Cepsa apoia cinco projetos solidários com 65 mil euros

Prémios ao Valor Social

A Fundación Cepsa distinguiu este ano, na 18ª edição dos Prémios ao Valor Social, cinco projetos solidários implementados em Portugal que promovem a inclusão social.

No âmbito desta iniciativa, a Fundación Cepsa irá apoiar com um total de cerca de 65 mil euros as cinco instituições nacionais vencedoras, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

“Ao longo dos últimos 16 anos, estes prémios já contribuíram para melhorar a qualidade de vida de cerca de 60 mil pessoas. É para a Cepsa muito importante continuar a manter um vínculo e um relacionamento profundos com as comunidades onde estamos inseridos, em concreto promovendo o trabalho de instituições sociais que trabalham diariamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis”, afirma Cláudia Soares-Mendes, Portugal Marketing & Communication Manager da Cepsa.

Na edição deste ano, os Prémios ao Valor Social distinguiram em Portugal o projeto “Oncologia Pediátrica – Informação que faz a diferença”, criado pela FROC – Fundação Rui Osório de Castro. O projeto, na área da literacia em saúde, tem como objetivo aumentar a literacia em saúde através da divulgação de informação rigorosa, criteriosa e de fácil compreensão sobre oncologia pediátrica.

Também a Associação Betel foi distinguida com o seu projeto “Reconstruindo com retalhos”, que tem como objetivo a criação de um atelier de costura e artesanato, como terapia ocupacional para reabilitação física, psicológica, social e profissional para pessoas em situação de exclusão social.

Através da reciclagem e recuperação de materiais têxteis em fim de vida, criando novos produtos, o projeto visa fornecer novas competências fundamentais para a reintegração social.

O projeto “Reutilizar, transformar e incluir – Rede de Lojas Eco-Solidárias”, da SOLIDARIED’ARTE, foi outros dos vencedores.

Assente numa lógica de ajuda mútua e reciprocidade na valorização das competências das pessoas que se encontram numa situação de risco de exclusão social e pobreza, a iniciativa assenta no sistema de recolha, seleção, tratamento, restauro e venda de roupa e outros bens, a preços simbólicos, promovendo a economia social, economia verde e economia circular.

O projeto “Casa do Mundo – Porto Intercultural”, da associação ESPAÇO T, é um espaço que albergará um conjunto alargado de instituições/associações que trabalham em diferentes áreas para a promoção da interculturalidade, a inclusão das comunidades imigrantes e a sensibilização para a aceitação da migração e o combate à discriminação e xenofobia.

Foi também distinguido o projeto “Casa do Pão”, promovido pela Associação Vale de Acór, que pretende criar melhorias nas infraestruturas do fabrico de pão, ajudar na capacitação dos utentes em final de programa terapêutico e dinamizar respostas de empregabilidade.

O painel de jurados que elegeu os cinco projetos nacionais foi presidido por Conceição Zagalo, empreendedora social, contando ainda com cinco elementos da Cepsa Portuguesa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: