4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioRegionalIPG vai lançar cursos tecnológicos de logística em parceria com IEFP

IPG vai lançar cursos tecnológicos de logística em parceria com IEFP

A sessão solene do ano letivo 2022-2023 decorreu esta quinta-feira no Politécnico da Guarda. Joaquim Brigas, presidente do IPG, fez um balanço dos quatro anos de mandato e anunciou a preparação de um novo curso direcionado para a logística na área da tecnologia e o lançamento de um Curso Técnico Superior Profissional na área do Turismo em Vila Nova de Foz Côa.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a preparar uma edição do “UpSkills” dedicada à vertente tecnológica da logística com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O anúncio foi feito pelo presidente do IPG na abertura da Sessão Solene do Ano Letivo 2022-2023, que decorreu esta quinta-feira, dia 15 de dezembro, nos Serviços Centrais do Politécnico da Guarda.

“Será mais uma formação inovadora, pioneira, e que também contribuirá para reforçar a Guarda como centro de excelência da logística portuguesa”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda.

A área da logística tem sido uma prioridade para o IPG, tendo assinado esta semana a escritura para a concretização do Laboratório Colaborativo em Logística (CoLABLogIN), projeto financiado em 1,3 milhões de euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que conta com a parceria de empresas e instituições nacionais e regionais.

No discurso de abertura, Joaquim Brigas sublinhou que o IPG tem hoje a “dinâmica de crescimento, de prestígio e de intervenção no tecido socioeconómico” por mérito dos seus docentes, investigadores, funcionários e estudantes.

A integração do Politécnico na Rede CRUSOE e

“Estivemos em Bruxelas para ultimar a candidatura do Instituto à UNITA 2.0. Se tudo correr como previsto, em meados de 2023, seremos membros de pleno direito, seremos universidade europeia”, afirmou Joaquim Brigas.

O presidente do IPG fez um balanço dos quatro anos de mandato, referindo que, para o futuro, é necessário ter: mais alojamento estudantil, uma nova escola superior de saúde e atrair mais estudantes estrangeiros.

“É compensador ver que o IPG é, cada vez mais, uma referência para a especialização da mão de obra e para a qualificação de quadros superiores no tecido empresarial da região”, afirmou Carlos Martins, o recém-eleito presidente do Conselho Geral do IPG.

Durante a sessão afirmou que em 2023 o IPG deverá manter o ritmo de crescimento, tendo especial atenção aos efeitos da crise de inflação. “A subida dos juros, a provável recessão que vamos ter na economia, têm de nos pôr alerta, e disponíveis, para apoiarmos socialmente quem precisar”.

Esta é uma ideia também defendida pela presidente da Associação Académica da Guarda (AAG), Beatriz Silva.

Além disso, a líder estudantil assinalou 2022 como o ano em que o IPG “alargou horizontes” de mobilidade académica e de projetos de investigação.

“Onde só havia o Erasmus, agora há novas oportunidades que o IPG nos abre, permitindo-nos, não só alargar as nossas saídas profissionais, mas também evoluir na nossa carreira académica”.

O presidente do IPG e a porta-voz dos estudantes da região da Guarda relevaram ter como prioridade o alojamento estudantil.

Houve um apelo da AAG aos autarcas de Guarda e de Seia para a disponibilização de transportes e camas aos seus estudantes.

“As deficiências dos transportes públicos da cidade são um problema que afeta a comunidade académica e impede o aluguer de quartos em sítios mais distantes das escolas”, afirmou Beatriz Silva. Joaquim Brigas acrescenta que o futuro passa por ter “mais alojamento condigno a preços acessíveis”.

Curso em Vila Nova de Foz Côa e atribuição prémios

Durante a cerimónia, o presidente do IPG anunciou para breve a assinatura de um protocolo com o município de Vila Nova de Foz Côa para lançar um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH).

“Continuamos disponíveis para, conjuntamente com os municípios, alargarmos ao território a nossa oferta formativa”, reitera.

A Sessão Solene do Ano Letivo 2022-2023 e as celebrações do 42º aniversário do Instituto Politécnico da Guarda – que contaram com a intervenção inicial do diretor-geral da Altice Labs, Alcino Lavrador –  terminaram com a entrega de prémios, os quais reconhecem o mérito dos corpos docente e não docente, investigadores e estudantes da academia em diversas áreas.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: