14.6 C
Castelo Branco
Domingo, Fevereiro 5, 2023
No menu items!
InícioRegionalMutualista lança ciclo de encontros no Dia Internacional das Migrações

Mutualista lança ciclo de encontros no Dia Internacional das Migrações

Meet Covilhã é uma iniciativa do Balcão do Migrante e arranca com uma visita guiada pela Arte Urbana da cidade

O Balcão do Migrante da Mutualista Covilhanense lança no próximo dia 18 de dezembro uma nova iniciativa, o Meet Covilhã, um ciclo de encontros com periodicidade mensal que visa a integração da comunidade migrante na cidade e região através de atividades lúdicas, visitas a pontos de interesse, palestras e outras ações.

O arranque deste ciclo acontece no Dia Internacional das Migrações com um primeiro encontro que propõe uma visita guiada pela Arte Urbana do centro histórico da Covilhã.

Esta primeira ação de 18 de dezembro do Meet Covilhã está marcada para as 10h e o Jardim Público é o ponto de encontro.

“Neste primeiro encontro o objetivo é dar a conhecer o centro da cidade aos migrantes recém-chegados, promovendo a multiculturalidade através da arte urbana e o sentimento de pertença à cidade que os acolheu”, explica Nelson Silva, presidente da direção da Mutualista Covilhanense.

“O Meet Covilhã vem reforçar o trabalho que o Balcão do Migrante já realiza na integração de migrantes, numa abordagem diferente e mais descontraída e in loco, nos locais que compõem as várias dimensões que contribuem para o conhecimento da identidade de uma cidade acolhedora e privilegiando, também, a troca de experiências”, acrescenta Nelson Siva.

Criado no ano passado para auxiliar os migrantes que chegam à Cova da Beira e também quem quer partir para outro país, assim como os emigrantes que querem regressar a Portugal, o Balcão do Migrante funciona no edifício da Casa Moura, na Avenida de Santarém, prestando apoio jurídico, documental e outros (social, emprego, habitação, etc).

O Balcão do Migrante é um projeto financiado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI) e integra a Rede CLAIM – Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

A valência conta com vários parceiros de âmbito local, nacional e internacional, entre os quais a Organização Internacional para as Migrações (OIM), funcionando como ponto de atendimento do Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração– mais conhecido por ARVoRe VIII, destinado a migrantes com nacionalidade que não europeia que queiram regressar voluntariamente aos seus países de origem.

Funciona também como posto de atendimento do Programa Regressar, implementado pelo Governo para auxiliar emigrantes portugueses que queiram regressar a Portugal, e da Casa do Brasil e Terras de Cabral.

Entre os parceiros contam-se ainda a Universidade da Beira Interior (UBI), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, a Escola Secundária Campos Melo, o blogue Brasileiros na Covilhã, a Modatex, a Beira Labor, o Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve e o Lions Club Internacional / Cova da Beira, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: