4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioRegionalMutualista premiada pelo programa Mobilidade Solidária da Fundação EDP

Mutualista premiada pelo programa Mobilidade Solidária da Fundação EDP

Instituição recebe financiamento para investir num carro elétrico que visa apoiar e alargar o serviço da Unidade Móvel de Saúde

A Mutualista Covilhanense acaba de ser premiada pelo programa Mobilidade Solidária, da Fundação EDP, através do qual vai receber apoio financeiro para investir numa viatura100por cento elétrica e na instalação de um posto de carregamento nas suas instalações.

A instituição foi uma das 20 instituições nacionais selecionadas, entre mais de 200 candidaturas submetidas ao programa, anunciou a Fundação EDP no seu website.

Lançado em junho passado, o Mobilidade Solidária é um projeto-piloto da Fundação EDP e tem como principal objetivo promover a redução da pegada carbónica do Terceiro Setor, criar condições para uma poupança efetiva para as entidades e ao mesmo tempo fomentar o conhecimento sobre a mobilidade elétrica e a sua relevância para um planeta mais sustentável.

O programa contemplou candidaturas para dois tipos de viaturas, 10 de mercadorias e 10 ligeiros, tendo a Mutualista Covilhanense concorrido a um carro de cinco lugares para reforçar e alargar a sua atuação nas freguesias rurais do concelho da Covilhã onde opera com a sua Unidade Móvel de Saúde e uma equipa multidisciplinar nas áreas médica, de enfermagem, farmacêutica, apoio social, psicologia e outras.

A viatura ligeira vai permitir à instituição mobilizar em simultâneo mais elementos da equipa afeta à Unidade Móvel de Saúde, dado que esta carrinha tem apenas três lugares, e intensificar o número de saídas, sem custos associados às deslocações.

Ao ser contemplada pelo Mobilidade Solidária, a Mutualista Covilhanense usufruiu de um cofinanciamento de renting na ordem dos 75 por cento, durante 36 meses, e de apoio para gastos com eletricidade e ainda formação sobre utilização eficiente de veículos elétricos, para além da instalação do posto de carregamento.

“Com este apoio, a Mutualista Covilhanense não só reforça o seu projeto da Unidade Móvel de Saúde, que já atua em 11 localidades do concelho e se prevê que seja alargada a outras, como impulsiona a sua transição para a mobilidade verde, uma aposta clara da instituição para o próximo ano”, afirma o presidente da Direção, Nelson Silva.

Atualmente, a instituição tem já uma carrinha cem por cento elétrica, utilizada pela Farmácia nas entregas gratuitas que realiza aos associados nos domicílios, e uma outra aprovada no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar a frota do Serviço de Apoio Domiciliário.

“A associação passará, assim, a dispor de três viaturas totalmente elétricas em 2023, reduzindo a sua pegada carbónica consideravelmente e também os custos num ano que se prevê muito exigente devido à atual conjuntura económico-financeira”, frisa Nelson Silva.

Quanto ao júri do Programa Mobilidade Solidária, foi constituído por: Martim Salgado, diretor do Gabinete de Coordenação de Impacto Social da EDP e administrador da Fundação EDP; Filipe Santos, professor de Empreendedorismo Social, Decano da Católica-Lisbon e presidente do Conselho de Curadores da Fundação EDP; e Margarida Couto, sócia responsável da área de Economia Social e Direitos Humanos da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida & Associados, CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida, presidente do GRACE e membro do Conselho de Curadores da Fundação EDP.

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: