12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
No menu items!
InícioRegionalLuz da Paz de Belém chegou aos Paços do Concelho da Sertã

Luz da Paz de Belém chegou aos Paços do Concelho da Sertã

O Agrupamento 170 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) da Sertã levou a “Luz da Paz de Belém” ao edifício dos Paços do Concelho da Sertã.

A entrega simbólica decorreu no passado dia 21 de dezembro de 2022.

Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, recebeu a comitiva do Agrupamento 170 CNE Sertã, composta por Vitor Lopes (Chefe de Agrupamento), João Sequeira (Chefe Adjunto), Lurdes Sequeira e Nuno Farinha (Dirigentes) e Celeste Lourenço (Equipa de Animação dos Lobitos).

Para o autarca “esta iniciativa reveste-se de um enorme simbolismo, acentuado pela época natalícia e pelo contexto mundial que atravessamos. Mais do que nunca, é urgente apelarmos à paz e promover valores fundamentais como a empatia, a fraternidade, a bondade, a compaixão e a solidariedade”.

A “Luz da Paz de Belém” surgiu pela primeira vez em 1986, na Áustria, numa iniciativa promovida pela televisão pública e pelos escuteiros austríacos, como parte de uma campanha de solidariedade denominada “Light in to Darkness” (Luz para a Escuridão).

Atualmente, a luz é recolhida na Gruta da Natividade, em Belém, nunca se apaga e, com esta iniciativa de partilha, chega a todo o mundo.

 

A 11 de dezembro a Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, acolheu a Cerimónia Nacional da Partilha da Luz da Paz de Belém de 2022.

Posteriormente, o Agrupamento 170 do CNE Sertã foi receber a Luz da Paz de Belém a Constância, tendo partilhado com a comunidade em eucaristia no dia 17 de dezembro.

Após a entrega no Edifício dos Paços do Concelho, a partilha prossegue pelos Bombeiros Voluntários da Sertã, Lar Nossa Senhora do Carmo, Junta de Freguesia e GNR. Em 2022 o Corpo Nacional de Escutas assinala o seu centenário, contexto em que a entrega da Luz da Paz de Belém assume um simbolismo ainda maior: a missão consiste em levar a luz em cada um e espalhá-la como sinal de Paz.

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: