4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioRegionalPlano de Cogestão da Reserva da Malcata é o primeiro a ser...

Plano de Cogestão da Reserva da Malcata é o primeiro a ser aprovado a nível nacional no Conselho Estratégico

O Conselho Estratégico da Cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) aprovou no, dia 22 de dezembro, por unanimidade o Plano de Cogestão daquela área protegida.

Este foi o primeiro plano desta tipologia a ser aprovado a nível nacional naquele órgão, sendo que a aprovação final cabe agora às assembleias municipais.

A reunião de apresentação e votação do plano, que decorreu na sede da RNSM, em Penamacor, contou com a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Penamacor e Sabugal, António Luís Beites Soares e Vítor Proença respetivamente, e da Diretora Regional do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fátima Araújo Reis.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, o plano é abrangente, incluindo as diversas áreas nas quais os parceiros pretendem trabalhar, e com abertura suficiente para que se possa expandir e concorrer a eventuais candidaturas que possam aparecer.

“Temos que elencar este processo com outros em curso como o Linx 2020, que está a ser realizado em parceria como o Sabugal, ou com a Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Lince, também em parceria com Sabugal e Almeida. Este território tem grande potencial em áreas como o birdwatching, o turismo náutico ou as caminhadas, por exemplo. É um património natural em estado virgem que temos que saber potenciar, o que só faz sentido havendo atividade económica. Uma palavra para os parceiros que têm sido excelentes, entre os quais o ICNF, com quem temos tido uma excelente relação de trabalho”, disse.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: