12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
No menu items!
InícioNacionalStellaxius mantém compromisso de responsabilidade social para 2023

Stellaxius mantém compromisso de responsabilidade social para 2023

Empresa promove ações em três pilares fundamentais: Pessoas, Planeta e Prosperidade

A responsabilidade social faz parte do ADN da Stellaxius, e está alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals) das Nações Unidas e espelhada nas cinco dimensões trabalhadas pela empresa: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

A Stellaxius acredita que os negócios são plataformas para fazer o bem e que é sua responsabilidade atuar em três dos cinco pilares fundamentais estabelecidos pelos SDGs: Pessoas – contribuir para o desenvolvimento e crescimento de todos de igual forma, aumentando todo o seu potencial, e apoiar pessoas necessitadas com tempo e recursos, promovendo o bem estar físico e mental; Planeta – proteger o planeta com abordagens ecológicas e conscientes do meio, ao trabalhar com ONGs para educar e aumentar a consciência sobre as mudanças climáticas; Prosperidade – assegurar a diversidade e dar voz a cada um, ao promover um ambiente inclusivo e seguro e contribuir para a progressão tecnológica e social.

Para 2022 foram definidas várias ações dentro destes pilares e que envolveram toda a estrutura da empresa, nomeadamente uma parceria com a REFOOD onde a Stellaxius foi ao encontro das necessidades da instituição.

No âmbito da erradicação da pobreza, foi realizada uma recolha de todo o tipo de caixas, descartáveis ou tupperwares, para a REFOOD acondicionar as refeições de entrega, assim como a recolha de detergentes, fraldas, leite, massas, arroz, açúcar, conservas, produtos de higiene pessoal e sacos do lixo para entrega na instituição.

Em parceria com o Exército de Salvação, e numa ação dedicada ao Natal, cada colaborador da Stellaxius pôde voluntariamente apadrinhar um ou mais Anjinhos de Natal (presente que inclui um fato de treino e 1 brinquedo), e a Stellaxius apadrinhou anjinhos em igual proporção.

A adesão dos colaboradores foi tal que os anjinhos de natal esgotaram e todas as crianças ficaram apadrinhadas.

Dentro do pilar do planeta, e com o objetivo de proteger a vida terrestre, foi ainda estabelecida uma parceria com a Associação AMIAMA, de proteção e cuidado dos animais de estimação perdidos ou abandonados, para recolha de sacos de ração seca, massas e arroz, patês e latas, coleiras e peitorais, mantas e cobertores, bem como produtos de limpeza, detergentes, panos, esfregonas e sacos para o lixo.

Já com o intuito de proteger a vida na terra, e em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, foi realizada uma atividade de conservação da natureza na antiga Ribeira de Vale do Zebro.

Na ação foram utilizadas técnicas de engenharia natural, também conhecidas como “brincar aos castores”, onde foram construídos pequenos obstáculos ao longo do curso da ribeira com o objetivo de promover a acumulação de sedimentos e água, o que ao longo do tempo levará a uma completa transformação do meio.

No âmbito da saúde de qualidade, foram ainda promovidas, durante o ano, ações de doação de sangue, em parceria com o Instituto Português de Sangue.

Além das iniciativas, a Stellaxius participa ativamente no programa Pledge 1% – um movimento global de filantropia que criou um novo paradigma de responsabilidade social para os negócios.

Neste sentido, a Stellaxius doa 1% do seu produto, 1% do lucro e 1% do tempo de cada colaborador que corresponde a 16h00 anuais, para esta causa desde 2017 possibilitando aos nossos colaboradores fazerem parte das iniciativas e terem um envolvimento efectivo.

Na opinião de Teresa Miguéns, Head of Admin & Social Responsibility da Stellaxius, “estas ações são fundamentais para a empresa, fazem parte do nosso dia a dia, e para as quais encorajamos os nossos colaboradores a participar e a fazer a diferença, fazer melhor e fazer pelo próximo. O nosso objetivo é manter o bom resultado e o compromisso para o próximo ano, criando outros desafios que nos permitam atuar e suceder nas dimensões que definimos como prioritárias”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: