11.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 31, 2023
No menu items!
InícioRegionalPROENÇA-A-NOVA: Zonas de Caça Municipais apoiadas em mais de 9 mil euros

PROENÇA-A-NOVA: Zonas de Caça Municipais apoiadas em mais de 9 mil euros

Duas das 6 zonas de caça municipais de Proença-a-Nova receberam mais de 9 mil euros, resultantes da aprovação de 5 candidaturas ao Programa de Apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça 2022, inserido no Fundo Florestal Permanente.

Este montante representa a soma dos valores que as associações de Vale da Mua, Moitas, Clube Pinheiro Bravo de Vale de Água, Associações de Caçadores de São Pedro do Esteval e Clube de Caçadores do concelho de Proença-a-Nova receberam no âmbito das respetivas candidaturas, cuja taxa máxima de financiamento é de 100%, sob a forma de subsídio não reembolsável.

O Programa de Apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça 2022 tem como objetivo apoiar e promover o ordenamento e a gestão dos terrenos inseridos em zona de caça, nomeadamente a instalação de campos de alimentação e comedouros; bebedouros; morouços; limpezas de matos e limpeza de pontos de água; cercas de contenção de caça maior instaladas com objetivos sanitários; repovoamentos com espécies cinegéticas; outras ações de melhoria de habitats.

Além do javali, existem no concelho espécies como a perdiz, coelho e lebre.

Por lei todos os caçadores têm acesso às zonas de caça municipais (ZCM), cabendo às entidades gestoras garantir a igualdade de oportunidades a todos os interessados.

O Município colabora com as entidades gestoras na divulgação das condições de candidatura, disponibilizando os planos anuais de exploração das seis ZCM: Alvito da Beira, Cortiçada, Sobreira Formosa, Vale d’Água e Vergão.

Além de iniciativas promovidas pontualmente por associações e clubes locais, alguns eventos reúnem de forma articulada várias das zonas de caça.

É o caso da Largada de perdizes, faisões e patos, que já conquistou lugar cativo no calendário de eventos do Município e que em 2023 se realiza a 21 de janeiro, no Campo de Tiro Nave à Metade.

As inscrições estão a decorrer até dia 16 de janeiro na Câmara Municipal.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: