9.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 31, 2023
No menu items!
InícioNacionalSaúde sexual no doente oncológico é o tema em destaque

Saúde sexual no doente oncológico é o tema em destaque

Projeto “Cancro sem Temor” está de volta

Regressa ontem o projeto “Cancro sem Temor”, uma iniciativa do IPO do Porto, com o lançamento intitulado episódio “Na saúde e na doença”, dedicado à saúde sexual dos doentes oncológicos. Este é o primeiro episódio da segunda temporada do podcast que procura alertar para a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência.

O tema da sexualidade continua a ser, nos dias de hoje, um tabu na sociedade e, como tal, também no contexto clínico continuam a existir dificuldade em abordá-lo.

Os diagnósticos de cancro, bem como as diferentes abordagens terapêuticas, afetam o bem-estar psicológico e a qualidade de vida do doente, da vida do casal e do/a seu parceiro/a.

Contudo, a sexualidade é um importante indicador do bem-estar e da qualidade de vida dos doentes.

No primeiro episódio da segunda temporada participam Mafalda Cruz, radioncologista, Isaac Braga, urologista e Ana Amaral, psiquiatra, que irão abordar a sexualidade no doente oncológico e a forma como os fatores físicos e psicológicos podem limitar a atividade e o desejo sexual, reforçando a necessidade de um diálogo aberto entre o doente e o seu médico assistente.

“Cabe aos profissionais de saúde dispor de novas estratégias com o doente de forma a introduzir o tema da sexualidade logo no início do percurso oncológico, e abordá-lo ao longo de todo o processo. Dois terços dos doentes oncológicos não partilham com o seu médico que estão a vivenciar problemas de natureza sexual”, afirma Mafalda Cruz.

O urologista Isaac Braga reforça que “deve ser um tema falado e bastante discutido com o doente, em especial as consequências adversas do tratamento na vida sexual, mais do que da taxa de cura, temos de falar do espectro que as sequelas vão deixar, por isso o doente deve optar por estar informado”, reforçando a mensagem: “para se ter saúde, tem de ser ter uma boa vida sexual, não podemos desconsiderar esta parte da vida”.

Já Ana Amaral aborda a “culpa” que a maior parte dos doentes sentem ao falar com o médico assistente sobre esta temática: “Salvou-me a vida! Quem sou eu para estar a pedir ainda mais? Para estar a falar sobre sexo”.

Este episódio conta ainda com a participação especial de Vanda Patrício, ginecologista, e de Graça Braz, Enfermeira.

“Cancro sem Temor” é um projeto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência.

Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela.

Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social.

O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: