O Dia de Reis, 6 de janeiro, foi assinalado em Idanha-a-Nova com a entrega dos prémios do Concurso de Presépios (anos de 2022 e de 2021, por devido à pandemia não ter sido possível realizar a entrega dos prémios no ano passado).
Os concursos mobilizaram escolas e jardins de infância, instituições, associações e espaços comerciais do concelho.
A entrega dos prémios teve lugar no foyer do Centro Cultural Raiano, na presença de dezenas de participantes.
Na abertura da cerimónia, a vice-presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Idalina Costa, agradeceu a todos os participantes no concurso: “Em nome do Município, estou grata por continuarem a preservar e a valorizar as tradições do nosso concelho. São de uma imensa riqueza e é nosso dever transmiti-las às novas gerações”.
Em seguida, Idalina Costa lembrou que “fazer um presépio é reviver o nascimento de Jesus, nas nossas casas, nas nossas escolas ou nos nossos locais de trabalho” e elogiou “os presépios fantásticos, de grande beleza e criatividade, que estiveram a concurso”.
Por sua vez, o Padre Adelino Américo Lourenço, pároco no concelho de Idanha-a-Nova, abordou a história dos presépios ao longo do tempo, desde os mais realistas aos mais criativos.
“Em Idanha, respeitamos a arte dos presépios, dos cantares e outras tradições tão caras ao nosso povo. Continuem a fazer presépios lindos porque é sinal que continuamos a construir a história da nossa terra”, afirmou.
A entrega dos prémios do Concurso de Presépios foi abrilhantada pelas Adufeiras de Idanha-a-Nova, com cantares tradicionais e de Janeiras, e adoçada por um bolo-rei, degustado por todos os presentes.
Parabéns a todos os participantes!