9.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 31, 2023
No menu items!
InícioCultura“Madeiro – Fólios de Poesia III” apresentado em Dia de Reis

“Madeiro – Fólios de Poesia III” apresentado em Dia de Reis

A terceira edição do livro “Madeiro – Fólios de Poesia” foi apresentada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, no Auditório da Escola de Música (Ex-Quartel).

Em “Madeiro – Fólios de Poesia III”, o leitor pode encontrar textos poéticos sobre a tradição do Madeiro com a participação de autores reconhecidos portugueses e espanhóis, uma vez que a tradição é transversal aos dois países.

De realçar a participação da comunidade escolar nesta edição. As páginas são também preenchidas com imagens de autoria de Carlos Matos e Carlos Medina e com fotografias de Francisco Abreu, José Manuel Batista, João Martins, Nuno Silva e do arquivo da Câmara Municipal.

O livro pretende ser um contributo para a preservação e divulgação da tradição cultural ancestral do Madeiro, enquanto agregadora de comunidades e de gerações e da qual Penamacor é um exemplo único.

Durante a sessão

A apresentação do livro contou com a presença de alguns dos autores de poemas que constam nesta edição, de Pedro Salvado, um dos coordenadores da obra, do sub-diretor do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, João Cunha, e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Ilídia Cruchinho.

André Oliveirinha e Pedro Salvado, coordenadores do projeto literário, salientaram a importância do mesmo em termos culturais e que pode estar na origem de um futuro festival poético sobre o fogo enquanto matéria cultural.

“Os cadernos incluíram até hoje quase uma centena de criadores aumentando as metáforas identitárias associadas a esta ritualidade ancestral. A presença de poetas das duas línguas peninsulares transforma o Madeiro de Penamacor num polo de expressão literária ibérica. Os cadernos são um importante eixo de cooperação transfronteiriça, a poesia une diferenças e é um vínculo para a afirmação da cultura e da paz”, disseram.

Já para Ilídia Cruchinho, este é um livro de muito valor. “Já vai na terceira edição porque o Madeiro diz muito aos penamacorenses, a toda a região e também ao outro lado da fronteira. Temos que valorizar o que é nosso e encerramos as festividades de Natal no Dia de Reis com a apresentação deste projeto para promovermos este património e esta tradição maior do concelho de Penamacor”, afirmou.

Durante a sessão foram lidos alguns dos poemas presentes em “Madeiro – Fólios de Poesia III” pelos autores.

No livro é possível encontrar poemas de Aida Acosta; Albertina Pires da Silva; Alberto Pereira; Ana Maria Puga; António Rico; Carlos d’Abreu; Cecília Álvarez; Francisco Pardal; Izidro Alves; Javier Dámaso; João Sousa Teixeira; Jorge Carvalho; José Emílio-Nelson; José Manuel Batista; José Pires Marques; Luís Frayle Delgado; Luísa Carreirinho Tavares; Manuel Costa Alves; Maria Helena Ventura; Nicolau Saião; Pantaleão; Paulo Jorge Brito e Abreu; Paulo José Costa; Pedro Domingues; Rodrigo Dias; Teresa Veludo; Tiago Alves; Tomás Acosta Píriz; Vasco Lopes Dias Araújo; Virgínia do Carmo; Alunos do 6º A do AERS; Alunos do Pré-Escolar do AERS; e Alunos do 1º Ciclo do AERS.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: