11.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 31, 2023
No menu items!
InícioNacionalGreenvolt cria com a Plastimar comunidades que vão dar energia mais competitiva...

Greenvolt cria com a Plastimar comunidades que vão dar energia mais competitiva e limpa a 800 famílias

  • Greenvolt Comunidades vai desenvolver duas Comunidades de Energia Renovável nas unidades de Peniche e Santo Tirso da BEWiPlastimar.
  • Cerca de 2.500 painéis solares fotovoltaicos vão permitir gerar mais de 1.922 MWh anualmente, energia mais competitiva e limpa, que poderá ser partilhada com 800 famílias.
  • Além de terem acesso a energia com um custo substancialmente inferior (-53%), a energia obtida a partir da irradiação solar evita a emissão de mais de 500 toneladas de CO2 para a atmosfera todos os anos.

A Greenvolt Comunidades, empresa do Grupo Greenvolt, vai desenvolver duas novas Comunidades de Energia Renovável com a BEWiPlastimar, grupo europeu especializado em espumas plásticas celulares que tem instalações em Peniche e em Santo Tirso.

Em conjunto, estas duas instalações, que terão uma capacidade total de mais de 1.400 kWp, poderão gerar energia mais competitiva e limpa para ser partilhada com cerca de 800 famílias e pequenos negócios.

Com mais de seis décadas de experiência no desenvolvimento e fabrico de soluções em poliestireno e polipropileno expandido para os mercados da embalagem, construção e automóvel, a BEWiPlastimar, com unidades fabris em Peniche e em Santo Tirso, desenvolve os seus processos produtivos e acompanhamento das necessidades dos seus clientes, assentes na proximidade e numa orientação de criação de valor e benefícios às partes interessadas, sempre na perspetiva da melhoria contínua e sustentabilidade.

Greenvolt Comunidades vai desenvolver duas Comunidades de Energia Renovável nas unidades de Peniche e Santo Tirso da BEWiPlastimar

Com a sustentabilidade como fator de crescimento, e reconhecendo a importância de estar na linha da frente no importante processo de transição energética, a BEWiPlastimar decidiu recorrer às soluções de geração de energia renovável da Greenvolt.

Vão ser instalados, numa área de 6.600 m2, cerca de 2.500 painéis solares fotovoltaicos nas suas duas unidades em Portugal, para autoconsumo, mas também para partilhar com outros consumidores.

“Lideramos a mudança para uma economia circular na nossa indústria. Com a sustentabilidade ambiental como fator de crescimento e parte integrante do nosso ADN, fechamos a cadeia de valor: fabricamos, recolhemos e reciclamos. Reconhecendo desde há vários anos a importância de estar na linha da frente no importante processo de transição energética para uma energia verde, decidimos juntar-nos às soluções de geração de energia renovável da Greenvolt. A parceria resultou na instalação de cerca de 2.500 painéis solares fotovoltaicos nas nossas duas unidades em Portugal. A produção de eletricidade destina-se a autoconsumo, mas também para partilhar com outros consumidores, com impacto direto na redução nas emissões de CO2.”, diz Carlos Santos, Managing Director da BEWiPlastimar.

Os painéis solares a instalar terão uma capacidade total de mais de 1.400 kWp, sendo capazes de gerar 1.922 MWh anualmente, evitando a emissão de mais de 500 toneladas de CO2 para a atmosfera todos os anos.

Esta energia permitirá alimentar as duas unidades de produção de embalagens e de materiais para o setor da construção, com um custo 53% inferior ao da energia da rede, ao mesmo tempo que permitirá a partilha com outros consumidores.

José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades,salienta”a mais-valia destas comunidades de energia é permitir às empresas obterem a energia que necessitam, mais competitiva e limpa, com a possibilidade de partilharem esses ganhos com a comunidade, sejam famílias, sejam pequenas empresas, que estejam localizadas nas proximidades”, ou seja, num raio de até 4 km.

“O grupo BEWI (Plastimar-Portugal) – com este projeto inovador em Peniche e Santo Tirso – assume uma posição de liderança no processo de descarbonização, essencial para a Indústria Nacional. É com grande satisfação que estabelecemos esta parceria estratégica, reforçando a Greenvolt Comunidades como líder na constituição e gestão de comunidades de energia em Portugal”, acrescenta Rui Falé, diretor comercial da Greenvolt Comunidades.

A solução da Greenvolt Comunidades assenta numa base de simplicidade com soluções “turn-key”, incluindo o processo administrativo, comercial, gestão e O&M incluídos, contando-se, atualmente, com cerca de 40 projetos de norte a sul do país, correspondendo a cerca de 30MWp.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: