4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioRegionalTomada de posse de D. Armando no próximo domingo nos Açores

Tomada de posse de D. Armando no próximo domingo nos Açores

D. Armando Esteves Domingues, nascido em Oleiros a 10 de março de 1957, vai tomar posse no próximo domingo como 40.º bispo da Diocese de Angra (Açores).

A nomeação papal do até então auxiliar da Diocese do Porto ocorreu a 4 de novembro de 2022 e a entrada solene do bispo Oleirense na diocese açoriana está marcada para o dia 15 de janeiro de 2023, pelas 17 horas (18 horas em Lisboa), na Catedral de Angra com transmissão em direto pela RTP Açores.

O executivo municipal de Oleiros endereça as maiores felicidades para a nova missão confiada pelo Papa Francisco e realça a enorme honra e orgulho que esta nomeação representa para toda a Comunidade, fazendo votos que o seu episcopado seja muito bem-sucedido e que leve todos os Oleirenses no coração.

Refira-se a curiosidade de este ser o segundo bispo nos Açores natural de Oleiros.

João Maria Amaral e Pimentel, nascido nesta vila a 21 de julho de 1815 foi o 28º bispo de Angra.

O seu apego às raízes fez com que no ano 1881, em Angra, tenha publicado a obra “Memórias da Vila de Oleiros e do seu concelho”.

Oitavo de onze irmãos, D. Armando Esteves Domingues foi ordenado padre 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu, onde desempenhou funções como pároco, professor de EMRC, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.

O novo bispo de Angra foi ainda capelão militar da Força Aérea Portuguesa e esteve ligado a várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação.

Em Viseu, integrou vários organismos diocesanos, tendo sido ecónomo e vigário-geral, antes da sua nomeação episcopal, a 27 de outubro de 2018 como auxiliar da Diocese do Porto (foi ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018, na Catedral de Viseu).

Na Conferência Episcopal Portuguesa, presidiu à Comissão Missão e Nova Evangelização.

A Assembleia Municipal de Oleiros, na sessão de 27 de dezembro de 2022, aprovou a proposta apresentada pelo Grupo Municipal PPD/PSD e pelo Grupo Municipal “Pelo Progresso de Freguesia do Orvalho” a atribuição de um voto de felicitação “pela nomeação de um ilustre Oleirense para o exercício de tão altas funções na hierarquia do Estado”.

A proposta foi votada por unanimidade.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: