4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioInternacionalA homenagem devida e a realizar pela UCCLA em 2023 e 2024

A homenagem devida e a realizar pela UCCLA em 2023 e 2024

Amílcar Cabral

No dia 20 de janeiro de 1973 foi assassinado em Conacri, capital da República da Guiné, Amílcar Cabral, líder do PAIGC – Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde.

Natural de Bafatá, Guiné-Bissau, Amílcar Cabral passou a residir a partir dos 8 anos de idade em Cabo Verde e, mais tarde, com uma bolsa de estudo veio para Lisboa, onde se licenciou no Instituto Superior de Agronomia.

Em Lisboa foi associado e ativista da Casa dos Estudantes do Império (CEI), com papel de relevo nela.

A UCCLA na homenagem que levou a efeito a esta associação – criada em 1943 e extinta em 1965 pelo regime anterior, em resultado da atividade anti colonial desenvolvida – reeditou várias publicações da CEI – que podem ser visualizadas em https://www.uccla.pt/noticias/ edicoes-da-casa-dos-estudantes-do-imperio – e integradas nas comemorações alusivas à associação – que podem também ser visualizadas em https://www.uccla.pt/casa-dos- estudantes-do-imperio.

No que respeita a Amílcar Cabral, após a licenciatura, exerceu a atividade profissional em Santarém e posteriormente em Cabo Verde, onde se evidenciou, também, na militância anti colonial, tendo sido transferido para Angola, onde assinou o “Manifesto de 1956”, um dos documentos que iriam conduzir à criação, mais tarde, do MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola.

Vem a fundar ulteriormente o PAIGC, em 1959, que em 24 de setembro do ano em que é assassinado, 1973, declara unilateralmente em Madina do Boé, Guiné-Bissau, a independência, reconhecida então por mais de setenta países.

Personalidade de referência transversal a todos os momentos de libertação das ex-colónias portuguesas e com prestígio mundial, o centenário do nascimento de Amílcar Cabral ocorrerá para o ano, 2024.

Dado o facto de no ano em curso, 2023, ocorrer o cinquentenário do assassinato e para o ano o centenário do nascimento, a UCCLA tem em preparação um vasto programa de homenagem a Amílcar Cabral que assinalará a sua multifacetada personalidade, nos domínios profissional, cultural e político, a partir do segundo semestre do ano em curso.

A homenagem, de que oportunamente se divulgará o programa, envolverá naturalmente o contributo de cidades associadas da UCCLA, a participação de personalidades e instituições de reconhecido mérito dos países de língua oficial portuguesa, com a dignidade com que se levou a efeito a homenagem aos associados da Casa dos Estudantes do Império, que poderá ser revisitada nos links acima referidos.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: