4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioCulturaReal Associação da Beira Interior organizou palestra em Penamacor

Real Associação da Beira Interior organizou palestra em Penamacor

A Real Associação da Beira Interior (RABI), organizou uma palestra no dia 15 de Janeiro de 2023, no edifício da Junta de Freguesia de Penamacor. 

O evento teve o apoio da Junta de Freguesia de Penamacor, o orador convidado foi o penamacorense, professor, filósofo e historiador Francisco Abreu, que dirigiu uma palestra subordinada ao tema “António Ribeiro Sanches”.

Na Mesa esteve o orador, o Presidente da Junta de Freguesia de Penamacor – António Gil, o Grande – Secretário da RABI – Rui Mateus e a Presidente da Juventude Monárquica da RABI – Leonor Trigueiros de Aragão.

Ribeiro Sanches, foi um sábio viajante do Século XVIII, que era natural de Penamacor, também um homem de espírito iluminista e humanista.

Era filho de Simão Nunes e Ana Nunes Ribeiro, sendo o mais velho de 8 irmãos.

O pai de Ribeiro Sanches era um sapateiro / comerciante cristão-novo com posses económicas, o que permitiu que Ribeiro Sanches seguisse os estudos e chegasse onde chegou, de facto o seu tio materno era médico e foi a orientação seguida pelo próprio Ribeiro Sanches.

Ribeiro Sanches estuda medicina em Salamanca, onde termina o curso no dia 05 de Abril de 1724, depois estabelece-se em Benavente onde exerce medicina, teve também uma clinica em Salvaterra de Magos.

No entanto, é provável que Ribeiro Sanches tenha sido denunciado à Santa Inquisição no dia 29 de Outubro de 1726 por um parente também médico – Manuel Nunes Sanches.

O albicastrense Cardeal da Mota, primeiro-ministro do Rei Dom João V, diz que Ribeiro Sanches não deve exercer medicina em Portugal, com esta situação Ribeiro Sanches viaja pela Europa e exerce medicina de forma eficaz.

Está presente 16 anos em Moscovo, no Império da Rússia, onde é médico da cidade e do senado, onde também ensina e vai instruir parteiras, cirurgiões, boticários e barbeiros.

Mas, este médico penamacorense antes de ir para a Rússia em 1731, esteve em França e nos Países Baixos dois anos.

O embaixador dos Países Baixos – Dom Luís da Cunha, faz um elogio notável ao grande médico e pensador Ribeiro Sanches. Além de um excelente sábio, era médico, etnógrafo, filósofo, higienista, naturalista, biólogo, boticário e professor.

Ribeiro Sanches, na Rússia em São Petersburgo é membro honorário da Academia de Ciências, médico do Colégio dos Nobres Cadetes e cura uma doença pulmonar da Czarina Catarina, a Grande.

Esteve também na corte da Prússia com Frederico II. Em suma, Ribeiro Sanches deixa boas referências no estrangeiro, mas nunca esquece a sua amada pátria, onde infelizmente foi traído por patrícios a quem emprestou dinheiro, mas não lhe foi devolvido.

João Nabais, faz um grande elogio a Ribeiro Sanches e Amato Lusitano, pois além de serem grandes médicos portugueses, também eram médicos do mundo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: