Na sequência do Conselho de Ministros realizado em Castelo Branco nos dias 25 e 26 de janeiro, foi anunciado pelo Ministro das Infraestruturas, João Galamba, o avanço do projeto de construção do IC31 – itinerário que ligará a A23 à fronteira com Espanha na zona das Termas de Monfortinho – em formato autoestrada.
“O PSD Secção de Castelo Branco considera estarmos perante a solução mais viável, sendo esta a proposta já por si apresentada em várias sedes no passado, solução rejeitada pelo Partido Socialista.
Esta será uma obra essencial para a nossa região, potenciando uma posição
central do nosso concelho no eixo Lisboa – Madrid, concretamente através da ligação direta de Castelo Branco com a ex-A1 da Extremadura espanhola, bem como uma melhoria nas acessibilidades locais entre diversas localidades como Alcains, Escalos de Cima, Oledo, Idanha-a-Nova, Proença-a-Velha, Medelim, Idanha-a-Velha, Monsanto, Penha Garcia e Termas de Monfortinho.
Como sabemos Castelo Branco dista cerca de 4,5 horas de Madrid e virá a
reduzir-se substancialmente aquando da concretização do investimento agora anunciado do IC31 (via Termas de Monfortinho) que se assume como uma ligação à fronteira luso-espanhola de elevado significado estratégico.
As acessibilidades às Áreas Metropolitanas e ao Litoral colocam Castelo Branco numa posição charneira na relação com o mercado ibérico, posição esta que sempre foi defendida pelo PSD de Castelo Branco.
O impacto desta construção trará mais-valias para a região transfronteiriça, mediante uma reforma estrutural na economia local e desenvolvimento territorial, a enviada à nossa redação.pelo oque o retardamento deste projeto se traduz em constantes oportunidades perdidas para a zona raiana.”, refere-se em nota enviada à nossa redação.