Celebra-se, no próximo dia 25 de Fevereiro o aniversário do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, unidade museológica que resultou de uma reorientação científica do primitivo Museu Municipal do Fundão inaugurado em Junho de 1947.
A data é ainda coincidente com o aniversário do fundador do Museu, Dr. José Alves Monteiro, ilustre jurista, poeta, historiador, arqueólogo e um dos primeiros defensores da identidade patrimonial do concelho do Fundão.
O programa conta com a abertura, no dia 24 de Fevereiro, a partir das 16h30, da exposição “Museu do Fundão, 75 Anos de vida, 40 Mil anos de memórias do território” que apresenta os principais momentos do percurso de vida da instituição em imagens, datas e objetos.
Integram também as comemorações do aniversário (que se desenvolverão durante o corrente ano) duas iniciativas a ter lugar no auditório do Museu.
No dia 22 de Fevereiro, a partir das 16h00 o escritor Manuel da Silva Ramos discorrerá sobre o livro de poesia de Francisco Silva Amaro: “Céu sem Véu”.
No dia 24 de Fevereiro, a partir das 15h00 a obra “Glossário de Termos Latinos para a Arqueologia”, coordenada por Filomena Barata, arqueóloga e quadro da DGPC, será apresentada por Conceição Lopes, arqueóloga e professora da Universidade de Coimbra.