15.5 C
Castelo Branco
Sábado, Abril 1, 2023
No menu items!
InícioCulturaCiclo de cinema moçambicano no dia 16 de março

Ciclo de cinema moçambicano no dia 16 de março

Vai decorrer, no dia 16 de março, a segunda sessão do ciclo de cinema moçambicano no âmbito da “Moçambi-Cá – Exposição de artistas plásticos de Moçambique”.

Os documentários “Karingana – The Dead Tell no tales” (Os mortos não contam histórias) e “Sonhámos um País” poderão ser vistos no auditório da UCCLA, a partir das 16 horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A próxima sessão terá lugar no dia 30 de março, com o documentário “Ngwenya, o Crocodilo”, que traça um retrato espiritual e artístico do pintor moçambicano Malangatana.

“Karingana – Os Mortos Não Contam Histórias” (Os mortos não contam histórias)

Direção de Inadelso Cossa

Produção de Lara Sousa

Ano: 2020

Após 30 anos no exílio da morte e do esquecimento, Nkomba Yengo regressa à sua aldeia natal para ouvir as histórias fantásticas do velho Yamba, mas encontra-o surdo e mudo, e numa aldeia em amnésia e traumatizada pela Guerra Civil. Nkomba percebe que não tem mais ninguém para lhe contar histórias a não ser o cinema.

“Sonhámos um País”

Realização: Camilo de Sousa, Isabel Noronha

Género: Documentário, 70 minutos

Ano: 2019

Documentário biográfico de Camilo de Sousa e Isabel Noronha, estreado no Doclisboa, em 2019.

O reencontro de dois camaradas. No início dos anos 70, Camilo de Sousa saiu de Lourenço Marques, Moçambique, andou pela Europa, juntou-se aos guerrilheiros da Frelimo e tornou-se cineasta. Hoje, a viver em Portugal, regressa a Moçambique para reencontrar dois camaradas de armas. Com Aleixo Caindi e Julião Papalo ele rememora tempos antigos, quando a alegria da libertação deu lugar aos tempos negros em que a procura do ‘homem novo’ veio destruir os sonhos e as ilusões de um país.

A entrada é livre

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: