7.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Março 21, 2023
No menu items!
InícioDesportoPortugal com duas estreantes para a semana de Billie Jean King Cup...

Portugal com duas estreantes para a semana de Billie Jean King Cup by Gainbridge no Jamor

Garcia e Voloshchuk chamadas pela primeira vez – Grupo II da Zona Europa-África de 10 a 15 de abril

Francisca Jorge, Matilde Jorge, Inês Murta, Maria Garcia e Angelina Voloshchuk foram as cinco jogadoras convocadas para o Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge (antiga Fed Cup) que a Federação Portuguesa de Ténis vai organizar, entre os dias 10 e 15 de abril, nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

A convocatória foi feita pela selecionadora nacional, Neuza Silva, que é coadjuvada pelo treinador Miguel Sousa e estará ao comando da equipa das quinas pela oitava época consecutiva, mas primeira em solo português — pois Portugal já não compete em casa desde 2010, quando organizou o Grupo I da Zona Europa-África.

Francisca Jorge (298.ª classificada no ranking WTA) é a melhor tenista portuguesa da atualidade e a mais experiente entre as convocadas, com a irmã mais nova, Matilde Jorge (627.ª), e Inês Murta (663.ª) a fecharem a lista de jogadoras que já representaram Portugal em anos anteriores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já Maria Garcia (1303.ª) e Angelina Voloshchuk (ainda sem classificação internacional) foram chamadas pela primeira vez

Garcia tem 16 anos, foi campeã nacional de sub 16 em 2021 e vice-campeã nacional de sub 16 e sub 18 em 2022.

Voloshchuk tem 15 anos e depois de ter sido campeã nacional de sub 14 em 2021 venceu no escalão de sub 16 em 2022, precisamente contra a agora colega de seleção.

“Tenho vindo a chamar jogadoras jovens desde que entrei na equipa. Comecei pela Francisca, que jogou com 16 anos, depois a Maria Inês Fonte e a Matilde Jorge, ambas com 15 anos. Está na altura de a Maria e a Angelina começarem a ter a experiência de estar numa equipa sénior e rodeadas de tudo o que envolve uma competição como esta”, explicou Neuza Silva, que enquanto jogadora representou Portugal em 23 eliminatórias da Billie Jean King Cup by Gainbridge.

“São duas jovens que conheço desde os sub 10 e que fui acompanhando de perto”, acrescentou a capitã portuguesa sobre duas jogadoras a que atribui “boas características” e um “futuro promissor”.

Para além de Portugal, estarão no Jamor as seleções da Grécia (que poderá chamar Maria Sakkari), da Estónia (Kaia Kanepi e Anett Kontaveit são hipóteses), Argélia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Irlanda, Israel, Kosovo, Lituânia, Malta e África do Sul.

Assim, o objetivo da comitiva lusa passará por “lutar pela manutenção” neste Grupo II da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge ao qual regressou em julho de 2022 com uma vitória por 2-1 sobre a Macedónia do Norte, que jogou em casa, na final do play-off de promoção da divisão inferior.

Para isso, a equipa liderada por Neuza Silva contará com o “fator casa” a seu favor, algo que agrada à ex-número 133 mundial: “Jogar em Portugal e no Jamor é motivante. É onde nos sentimos bem e onde temos o nosso público. Vamos ter alguns dias de preparação e de estágio para as metermos a par do que pode acontecer e estamos todas muito motivadas.”

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: