11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaTeatro das Beiras recebe os Artistas Unidos e o Teatro Guirigai

Teatro das Beiras recebe os Artistas Unidos e o Teatro Guirigai

Artistas Unidos no Teatro das Beiras a 15 de março. 

No âmbito das 4as de Teatro, os Artistas Unidos apresentam “A Coragem da Minha Mãe”, de George Tabori, com encenação de Jorge Silva Melo.

Dia 15 de março, às 21h30, no Auditório do Teatro das Beiras (Covilhã).

A CORAGEM DA MINHA MÃE de George Tabori – fotografia de Jorge Gonçalves

Sobre a peça:

OFICIAL ALEMÃO – “Eu, pessoalmente, sou vegetariano. É extraordinário, mas só de imaginar comer carne morta, repugna-me.” George Tabori, A Coragem da Minha Mãe

O ano de 1979 assistiu à estreia de A Coragem da Minha Mãe, a resposta subversiva de Tabori à muito aclamada Mãe Coragem de Brecht. Baseando o seu texto na história real da sua mãe, Tabori relata como Elsa, com cinquenta e cinco anos, sendo presa em Budapeste, no Verão de 1944, e deportada com quatro mil judeus, consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal. Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa dá por si num comboio de regresso a Budapeste. A peça, originalmente um conto, é a canção de amor de Tabori para a sua mãe que morreu em 1963; está impregnada de doçura e lirismo, a homenagem a uma mulher que conseguiu extrair e convocar a sua coragem inesperadamente, salvando-se do inferno. Aquilo a que Tabori chama vagamente a sua abordagem dialéctica, um teatro que promove a subversão, interpolação, fragmentação e inversão de expectativas, é evidente no texto e na produção de A Coragem da Minha Mãe. Tabori apresenta ao público o que poderia chamar-se uma paródia de um conto de fadas dos tempos modernos.

Ficha artística:

Autor: George Tabori | Tradução: António Conde | Interpretação: Pedro Carraca, Antónia Terrinha, Hélder Braz | Vozes: Carla Bolito, Américo Silva, Pedro Caeiro, António Simão, João Meireles, Tiago Matias, Nuno Gonçalo Rodrigues e Jorge Silva Melo | Cenografia e Figurinos: Rita Lopes Alves | Luz: Pedro Domingos | Som: André Pires | Encenação: Jorge Silva Melo

Duração: 90 minutos

Classificação etária: maiores 12 anos

Preço bilhete: 6€ (desconto para estudantes, maiores 65 anos, profissionais das artes, sócios do Teatro das Beiras e da Casa do Pessoal do CHCB)

Reservas na Bilheteira do Teatro das Beiras (275 336 163) ou na Ticketline (www.ticketline.sapo.pt).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading