17 de março de 2023
O proTEJO subscreve o “Manifesto pelos rios vivos, com água para a vida” e participa em manifestação por caudais ecológicos e para alertar quanto ao estado generalizado de degradação de todos os rios da bacia do Tejo que se realizará em Toledo no dia 25 de março
O proTEJO – Movimento pelo Tejo junta-se a mais de vinte coletivos espanhóis que convocaram uma manifestação que se realizará em Toledo, no dia 25 de março, aproveitando a celebração do Dia Mundial da Água.
O proTEJO subscreveu o “Manifesto pelos rios vivos, com água para a vida” que pretende chamar a atenção para o estado generalizado de degradação que apresentam todos os rios da bacia do Tejo que se tornaram, em muitos casos, esgotos a céu aberto, ameaçando a saúde pública e a vida selvagem, sem que as administrações responsáveis pela conservação dos rios atuem.
Assim, reclamam a recuperação ecológica e sanitária dos rios madrilenos e do Tejo:
- Os grupos sociais e ecologistas de toda a bacia manifestar-se-ão pela primeira vez em Toledo.
- Exigem medidas eficazes para conservar os rios madrilenos e, assim, evitar a deterioração do rio Tejo.
- Alertam para o facto das medidas do novo Plano Hidrológico do Tejo não preverem a recuperação ecológica dos rios da bacia.
Apelam à presença de todos os cidadãos da bacia do Tejo nesta manifestação pela recuperação das funções ecológicas e da saúde dos nossos rios e à subscrição do manifesto no seguinte formulário: https://forms.gle/HHipgu8jZPz1K3bx5.
Por rios vivos, com água para a vida!
#QueremosRíosVivos #ConAguaParaLaVida