11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalCâmara de Idanha-a-Nova lança Orçamento Participativo 2023

Câmara de Idanha-a-Nova lança Orçamento Participativo 2023

Propostas podem ser apresentadas até 21 de maio

O Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova para 2023 acaba de arrancar, com um valor global de 170 mil euros, que representa um acréscimo de mais de 30% face à edição anterior.

Trata-se de um instrumento de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária, que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes a oportunidade de proporem e elegerem projetos de interesse para o concelho de Idanha-a-Nova.

A grande novidade deste ano é o aumento do valor máximo de cada proposta. É de 10 mil euros para projetos localizados em Freguesias do concelho e de 20 mil euros para projetos a realizar em Uniões de Freguesia.

“A primeira edição do Orçamento Participativo deu provas que mobiliza as pessoas, que apresentaram projetos úteis e criativos. Esta segunda edição é uma nova oportunidade para os cidadãos apresentarem e votarem projetos em diversas áreas de atuação municipal”, explica Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

A fase de apresentação de propostas decorre de 20 de março a 21 de maio de 2023.

Podem apresentar propostas todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, que sejam residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho de Idanha-a-Nova.

As propostas podem ser submetidas na plataforma Idanha Participa(https://participa.idanha.pt/) ou, presencialmente, em Assembleias Participativas a realizar em vários locais do concelho.

As propostas podem integrar-se numa das seguintes áreas: «Ação Social e Habitação»; «Cultura»; «Educação e Juventude»; «Desporto»; «Espaço Público e Espaço Verde»; «Infraestruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade»; «Modernização Administrativa»; «Proteção Ambiental e Energia»; «Urbanismo, Reabilitação e Requalificação Urbana»; «Saneamento e Higiene Urbana»; «Segurança e Proteção Civil»; «Turismo, Comércio e Promoção Económica».

O convite está feito: “Queremos uma participação ativa da população de Idanha, nas diferentes localidades do concelho, para que apresentem ideias sobre ações, obras ou outras iniciativas que entendam serem importantes para as nossas vilas, aldeias e lugares”, afirma o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

Posteriormente, as propostas mais votadas (o período de votação está previsto para 23 de setembro a 22 de outubro de 2023) serão inscritas no Orçamento Municipal de 2024, tendo em vista à sua implementação.

Entretanto, já estão na fase de elaboração do projeto as propostas vencedoras da Edição de 2022, para serem executadas este ano.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading