26.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 5, 2023
No menu items!
InícioCulturaIV Festival de Música do Pinhal arrancou com sucesso

IV Festival de Música do Pinhal arrancou com sucesso

Teve início no passado sábado, dia 18 de março, pelas 19h, na Igreja Matriz do Estreito, a quarta edição do Festival de Música do Pinhal, sob a batuta do maestro Luís Cipriano.

A abrir, o Coro Misto da Beira Interior encantou os presentes, num concerto bastante interativo, onde a acústica do local e a evidência dos diferentes tipos de vozes (femininas: de Soprano a Contralto e masculinas: de Tenor a Baixo), fizeram deste um momento de elevado interesse para o público.

No dia seguinte, pelas 16h30, foi a vez de um quinteto de metais encher de melodia a antiga Igreja Matriz de Cambas, um imóvel de grande valor patrimonial.

O Peculiar Quintet arrebatou o público presente que interagia com grande satisfação.

Na ocasião, o Vereador da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, detentor do pelouro da Cultura, realçou “a importância de levar a música a todos, de forma descentralizada e ainda para mais música clássica, não tão acessível ao público do interior”.

Por seu lado, o Diretor Artístico do Festival, Luís Cipriano, louvou a iniciativa do Município que, de uma forma acessível e inclusiva, tem procurado sensibilizar e captar novos públicos.

Durante um dos momentos do Festival

O Festival prossegue por mais dois fins-de-semana.

No próximo, o destaque irá para as Cordas e Percussão, num total de 3 acontecimentos. Assim, no sábado (dia 25 de março) haverá dois concertos: pelas 15h30, após a realização da segunda parte do Trilho Internacional dos Apalaches, na Igreja Matriz de Orvalho, com o Quarteto da Beira; e pelas 19h, na Igreja da Misericórdia de Álvaro, com o Quinteto Alma (um quarteto de cordas a que se junta um clarinete).

Já no domingo, dia 26 de março, pelas 15h, no edifício Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros, o concerto Percussões da Metropolitana despertará o interesse dos mais variados públicos. Eternamente jovem, o sucesso desde agrupamento demonstra que a aposta na convergência da formação pedagógica com a prática artística musical tem dado frutos no âmbito do projeto inovador que a Metropolitana constrói desde há três décadas e que tem permitido uma descoberta de novos sons e ritmos.

A encerrar o Festival e já em pleno arranque das comemorações dos 400 anos do Descobrimento do Tibete pelo Padre António de Andrade, no dia 1 de abril, no edifício Multiusos das Devesas Altas terá lugar pelas 14h30 um workshop de Danças de Salão, ao qual se segue, no mesmo local, pelas 17h, o inédito concerto Let’s Dance, pelo Coro Misto da Beira Interior.

As inscrições para o workshop de Danças de Salão são gratuitas e decorrem na Casa da Cultura de Oleiros, até ao dia 31 de março, presencialmente ou por telefone (272 680 230).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: