O Dia Mundial do Teatro é celebrado com o espetáculo “Amalia y el río” pelo Teatro Guirigai, de Los Santos de Maimona (Espanha).
Dia 27 de março, às 21h30, no Auditório do Teatro das Beiras (Covilhã).
Sobre a peça:
Amalia y el río é um relato vivo de algumas das histórias ocultas do mercado negro em La Raya, estrelado por uma mulher, mochileira e mercado negro, durante os intermináveis anos do pós-guerra na Espanha. A história passa-se na fronteira da Extremadura com Portugal, La Raya, entre Olivença e Badajoz, durante os anos 1948 e 1958. Amalia y el río é baseado na história real de Antonia La Lirina, uma vizinha de Olivença, que o professor de Antropologia Social da Universidade da Extremadura, Eusebio Medina García, recolheu, juntamente com outras vozes de contrabandistas e comerciantes negros, na sua tese de Doutoramento “O Contrabando na Fronteira Portuguesa. Origens, estruturas, conflito e mudança social”, em 2000. É a voz de uma mulher forte, inteligente e astuta diante das autoridades vitoriosas que na fronteira são, policiais, guardas civis, promotores e toda uma espessa rede de contrabando embutida no tecido social.
Ficha artística:
Dramaturgia e Direção: Agustín Iglesias | Interpretação: Magda Gª-Arenal e Cándido Gómez | Cenografia: Marcelino de Santiago | Música: Irma Catalina Álvarez
Duração: 75 minutos
Classificação etária: maiores de 14 anos
A entrada é gratuita.
Marcação para 275 336 163