16.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 9, 2023
No menu items!
InícioDesportoCICLISMO: “Alentejana” dos 40 anos pode ter vencedor repetente

CICLISMO: “Alentejana” dos 40 anos pode ter vencedor repetente

“Quero fazer história no Alentejo”, disse entusiasmado o venezuelano Orluis Aular depois de festejar,em Castelo de Vide, a conquista da Camisola Amarelada 40ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

A faltar apenas mais um dia de prova, o jovem da equipa CajaRural/Seguros RGA é o novo comandante.

“Estaremos atentos a todas as movimentações na última etapa e estou convencido que os meus companheiros tudo farão para me proteger”, explicou Aular.

Adrian Bustamante vence em Castelo de Vide

Na Etapa Rainha discutida este sábado, o vencedor da “Alentejana” do ano passado fez apenas o segundo lugar, mas ficou líder com 10 segundos de vantagem na classificação geral.

Na consagração de vencedores a ter lugar no centro histórico de Évora, este domingo, Aular pode tornar-se o único ciclista em 40 edições desta competição organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events a vencer consecutivamente.

América Latina dá cartas em Castelo de Vide

Além do venezuelano, a etapa que ligou Crato a Castelo de Vide teve também como protagonista o colombiano Adrian Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO), o mais forte num grupo de cinco elementos, na linha de meta.

Esta foi a etapa mais curta com 148.2 quilómetros, no entanto, a mais dura, com cinco contagens de montanha em outros tantos pontos do Parque Natural da Serra de São Mamede.

Até à primeira Meta Volante o ritmo foi endiabrado com muitas tentativas de fuga fracassadas pelo pelotão.

Poucos antes de Gáfete, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) decidiu atacar levando consigo Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) e Pedro Pinto (Efapel Cycling).

Na difícil subida ao Cabeço do Mouro, com o trio na frente, assistiu-se à fragmentação do pelotão com diversos ataques no grupo dos favoritos.

Estava a anarquia instalada e começava a seleção dos mais fortes.

Pedro Silva na frente foi conquistando primeiros lugares nas diversas contagens e amealhava pontos para se tornar o novo Rei dos Trepadores.

A faltarem 50 quilómetros para o final, um grupo perseguidor com cerca de vinte elementos alcançou os homens mais adiantados.

Mais à frente seria o neerlandês Alex Molenaar (Electro Hiper Europa)a surpreender o grupo e ganhar vantagem interessante.

Na subida à Serra de São Paulo, Orluis Aular partiu em busca de Molenaar com Giovanni Carboni (Kern Pharma), Maurício Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor) e Adrian Bustamante (Kelly/Simoldes/UDO).

A junção aconteceu naturalmente e ficava a faltar apenas a discussão no centro de Castelo de Vide.

O triunfo foi para Adrian Bustamante, colombiano da Kelly/Simoldes/UDO, o primeiro de uma equipa portuguesa nesta Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

Na classificação geral, Orluis Aular é líder da Camisola Amarela Crédito Agrícola com 10 segundos de vantagem sobre Adrian Bustamante e 12 segundos para Alex Molenaar.

O venezuelanoda Caja Rural/Seguros RGA é também o novo líder da Camisola Verde Delta Cafés (Pontos).

O portador da Camisola Azul Correio da Manhã (Montanha) mudou, mas continua na mesma equipa e Pedro Silva é o novo líder.

Na classificação da juventude Max Walker (Trinity Racing) chegou à Camisola Branca Turismo do Alentejo.

A Hiper Europa é a nova líder da classificação por equipas.

Resta uma etapa para a conclusão da 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

O último dia tem 154,9 quilómetros e liga Monforte a Évora.

A chegada de etapa e consagração dos vencedores vai acontecer no centro histórico Património da Humanidade.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: