Empresa assinalou Dia Internacional das Florestas com ação de limpeza de espécies invasoras na Mata Nacional da Machada.
“Os negócios são plataformas para fazer o bem e é da responsabilidade das empresas atuar em prol das pessoas, do planeta e da prosperidade”.
Quem o defende é a Stellaxius, que incorpora no seu ADN a responsabilidade social, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals) das Nações Unidas.
A par desta motivação, para assinalar o Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de março, a empresa organizou uma ação de descasque às Acácias na Mata Nacional da Machada, no Barreiro, reforçando o seu compromisso com o planeta, visto que esta é considerada uma das espécies mais invasivas dos ecossistemas terrestres em Portugal Continental 1.
“As Acácias são responsáveis pela proliferação dos chamados desertos verdes, elas invadem, ocupam e matam por abafamento todas as outras espécies. O combate através do descasque é uma forma natural e suave, mas com grande impacto ao longo do tempo – já são mais de 8 anos a trabalhar desta forma e ao andar pela Mata é possível ver os resultados das ações dos grupos de voluntários”, conta Nuno Cabrita da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética da Câmara Municipal do Barreiro, que acompanhou a empresa pela Mata Nacional da Machada.
Com cerca de 30 colaboradores inscritos, esta iniciativa decorreu em horário laboral, como parte do programa Pledge 1%, em que a empresa doa 1% do tempo de cada colaborador a uma causa de responsabilidade social – correspondendo a 16h00 anuais.
“É a nossa terceira atividade na Mata da Machada e sempre que voltamos aprendemos imenso. Saímos e divulgamos esses ensinamentos com as famílias e amigos – muitas vezes voltamos com eles – e dormimos com a sensação de que estamos a fazer algo para contribuir para o Planeta”, afirma Teresa Miguéns, Head of Social Responsibility da Stellaxius.
O vereador Rui Pedro Ferreira Pereira também esteve presente para receber a empresa nesta ação e afirmou que “é graças ao trabalho do município, dos técnicos e dos voluntários – que participam faça chuva ou sol – que a Mata Nacional da Machada – ou Pulmão Verde – tem o reconhecimento que tem, como ter sido palco das celebrações do dia Nacional da Floresta, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas”.
Em 2023, e em linha com os outros pilares de Responsabilidade Social da Stellaxius, também foram feitas doações de mantimentos e roupas para a Síria e para algumas instituições portuguesas, como a Refood e a Liga Portuguesa contra o Cancro.
-
Plantas invasoras em Portugal (2020) Acacia dealbata. Disponível em:
https://invasoras.pt/en/
planta invasora/acácia-dealbata .