A NOVA Information Management School (NOVA IMS) organizou a 1ª Edição do Data with Purpose Summit, sob o mote “Vamos falar de Dados?”, que contou com a participação de mais de 30 especialistas nacionais e internacionais no debate sobre a importância dos dados para alcançar mudanças positivas em vários setores. O evento decorreu nos dias 16 e 17 de março, em modelo híbrido, tendo contado com uma assistência de mais de 400 pessoas no auditório e 1.000 acessos online.
Dedicada à importância de dados e competências, ao papel da Inteligência Artificial na tomada de decisões, à construção de um setor público inteligente e resiliente, ou o papel de um líder na transformação digital, o evento pioneiro enquadrou-se nas celebrações dos 50 anos da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido realizado na Reitoria da Universidade, em Campolide, com o apoio do Expresso.
Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, refere que “assistimos, ao longo das últimas três décadas, a uma transformação da sociedade, em particular no que toca a tecnologia e à utilização dos dados para criar valor. A NOVA IMS teve a capacidade de antecipar que a Gestão da Informação, a Ciência dos Dados e a Estatística eram cruciais para o futuro dos processos de tomada de decisão nas mais diversas esferas de intervenção – das empresas, da administração, e até da vida pessoal. Neste sentido, decidimos juntar, pela primeira vez este ano, um leque de decisores de forma a debatermos, em conjunto, as implicações e as oportunidades que as tecnologias e o digital têm numa ótica organizacional, mas também societal. O Data Summit da Nova IMS foi assim o primeiro grande passo para o debate estratégico de um Portugal mais data-driven.”
O que dizem os especialistas
O primeiro painel do dia teve como tema “Analytics everywhere – better decisions, greater value”, e debateu o valor dos dados enquanto mecanismo para o processo de tomada de decisão, contando com a participação de Nuno Barboza, CEO da BI4ALL, Ricardo Gonçalves, Diretor do Centro de Inteligência Artificial e Analítica da Fidelidade, Sandra Galvão Pisco, Costumer Advisory for Risk Finance na SAS .
Moderado por Ivo Bernardo, Presidente da Associação Alumni da NOVA IMS e Partner da Dare Data Engineering, os participantes realçaram a importância da utilização e síntese dos dados em toda a cadeia de forma a gerar valor para uma organização, como transformar os dados acessíveis em informação e conhecimento, como medir o retorno dos dados para a organização e modelos de negócios emergentes nos quais a sua criação é possibilitada pela crescente procura pela vertente analítica e de Inteligência.
No painel “Data Leadership and skills – building the talent foundation”, focado na importância da vertente analítica para a área dos Recursos Humanos, Ana Vicente, Diretora de Pessoas e Cultura da Sonae Sierra, Joana Loureiro, Diretora de Recrutamento e Marca Empregadora da Jerónimo Martins, e Sofia Valos, CEO da Boosters , moderadas por Constança Rodrigues, Presidente da Associação de Estudantes da NOVA IMS, salientaram os principais desafios para as organizações ao nível de RH.
A execução de data driven e a transformação de culturas organizacionais orientadas para os dados foram momentos de debate.
Já a aceitação desta realidade nos vários níveis organizacionais e a massificação da utilização de dados e de outras tecnologias na autonomia dos colaboradores foram tópicos explorados por todas, concluindo-se que a utilização dos dados pode ser bastante útil num sentido preditivo, possibilitando a análise de variáveis como a taxa de saída, produtividade ou saúde e bem-estar dos colaboradores.
Para falar de “AI, Data Science and Decision Making – Optimize Impact” estiveram presentes Diogo Silva Santos, Líder de Dados para a Europa Ocidental na Fujitsu, Bruno Tinoco, Responsável pela área de Data Science e IA novobanco, Teresa Girbal, Vice-Presidente na eSPap, Manuel Dias, Diretor Nacional de Tecnologia na Microsoft Portugal.
Com moderação de Fernando Bação, Professor Catedrático da NOVA IMS, o painel centrou-se na importância da Ciência dos Dados e da Inteligência Artificial e na maximização do seu impacto enquanto soluções para promover a produtividade e a qualidade de serviços nas várias organizações, assim como os principais desafios que as próprias equipas de dados enfrentam.
Robotização de tarefas rotineiras como solução para libertar recursos para outras áreas e minimizar o erro, o uso de novas tecnologias como incentivo para apoio à decisão, processos de implementação de IA e Ciência dos Dados nas organizações ou estratégias que estas podem adotar para apoiar equipas, foram outros tópicos discutidos pelos convidados.
Sob o título “Building Brands with Purpose – Data Driven Marketing in uncertain times”, este painel centrou-se na importância do propósito que as marcas podem assumir para a sociedade e na relevância dos dados para o setor do marketing.
Através de intervenções de Rui Borges, CEO da PlotContent, Gonçalo Bernardes, Membro do Conselho Executivo da Unilever FIMA, Rita Pinho Branco, Diretora de Comunicação, Marketing e Digital no Montepio Associação Mutualista, moderados por Diego Costa Pinto, Professor Auxiliar da NOVA IMS, os convidados realçaram a relevância do propósito das marcas medido em engagement, posicionamento no mercado, comunicação e criação em contextos mais resilientes.
Focaram-se ainda no desenvolvimento de uma carreira com propósito e da importância dos dados para o desenvolvimento de estudos de comportamento do consumidor para recolha de insights e melhoria da própria comunicação da marca.
Moderado por Pedro Simões Coelho, Professor Catedrático da NOVA IMS, o painel “Building the Smart Public Sector – Resilient Communities through Data and Analytics” contou com Manuel Cabugueira, Consultor Sénio da PlanAPP, Miguel Agrochão, Vogal do Conselho Diretivo da INA, João Dias, Presidente do Conselho Diretivo da AMA, e José António Viegas, Subinspetor – Geral de Finanças.
Este foi focado na importância dos dados e da informação, não só enquanto mecanismos para melhorar os serviços prestados aos cidadãos por diferentes entidades públicas, mas também como ferramenta para o desenvolvimento de várias políticas públicas.
Os intervenientes salientaram a importância da segurança dos sistemas de informação e da qualidade dos dados, em termos de integridade e fiabilidade.
Foram ainda mencionadas as vantagens de novas tecnologias na vertente analítica, como a antecipação de problemas, entrega de resultados mais completos e informados ou o tratamento de populações mais largas e com maior eficiência.
A partilha de dados entre várias entidades públicas foi um dos desafios realçados pelo painel, nomeadamente em termos de interoperabilidade, abertura dos dados e a sua gestão de forma a gerar valor para a sociedade e tornar o Estado mais inteligente.
Para encerrar o primeiro dia de evento, o painel “What’s a Leader’s Role in Digital Transformation”, focado nos desafios das lideranças nas organizações cada vez mais digitais, contou com as intervenções de Clara Raposo, Vice-Governadora do Banco de Portugal, Madalena Tomé, CEO da SIBS, Rui Sabino, CEO da ESRI Portugal, Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa.
Moderado por Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS, foram discutidos temas como o impacto da transformação digital nos vários setores, o papel das lideranças para fomentar novas práticas tecnológicas nas organizações e o constante surgimento de novidades tecnológicas adaptadas aos diversos setores para se manterem inovadores.
Os oradores mencionaram ainda a importância para organizações deterem o know how e expertise para manterem as equipas de dados e tecnológicas alinhados com a estratégia de negócio.
A conferência contemplou ainda as intervenções de Peter Coughlan, Co-Fundador da Hasten Ventures, Manuel Lima, fellow da Royal Society of Arts, TED Speaker e autor de três livros best-sellers, teve um segundo dia aberto aos participantes para visita aos diferentes Laboratórios da Nova IMS, realçando os principais projetos da escola nos temas acima debatidos.