9.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioNacionalProjetos INOVC+ e SmartCut: Comitiva do IPCB visita Ecossistema de Inovação de...

Projetos INOVC+ e SmartCut: Comitiva do IPCB visita Ecossistema de Inovação de Israel

O Vice-presidente do IPCB, Luis Farinha, e os docentes Constança Rigueiro e Pedro Torres, participaram numa missão ao ecossistema de inovação de Israel, organizada no âmbito dos projetos INOVC+ e SmartCut.

Ao longo de 4 dias, foi possível contactar com aquele que é considerado um dos ecossistemas de inovação mais maduros a nível internacional, nomeadamente com a sua cultura de Startup Nation, dinâmica da indústria de venture capital, programas de financiamento competitivo, políticas e abordagens inovadoras de estímulo ao empreendedorismo, aposta estratégica na transferência de tecnologia e na ligação entre academia, centros de I&D e empresas.

A comitiva de inovação de Portugal foi organizada pelo ecossistema de inovação INOVC+, consórcio constituído por 19 entidades da região Centro de Portugal, incluindo universidades, politécnicos, incubadoras, parques tecnológicos e centros de interface tecnológica, tendo esta ação única e enriquecedora permitido uma grande reflexão das instituições sobre os seus próprios ecossistemas, que permitirá ao consórcio desenhar os próximos passos.

Os trabalhos incluíram contactos com Ran Natanzon (Head of Innovation and Country Brand do Israel’s Ministry of Foreign Affairs), a apresentação do consórcio à Embaixada de Portugal em Israel, através da Drª. Joana Araújo, Ministra Adjunta, um encontro com o Dr. Amnon Dekel, PhD da ASPER-HUJI Innovate, Centro de Empreendedorismo e Inovação da The Hebrew University of Jerusalem e uma reunião com a Argentum Consultants, consultora especialista em projetos Europeus, conduzida pelo Ishai Shamir.

A comitiva foi ainda recebida no EIT Hub Israel e realizou visitas à TAU Ventures, com Idan Fisher, à Reichman University em TelAviv, onde foi recebida pelo Diretor Yossi Maaravi da Adelson – Escola de Empreendedorismo, ao Technion – Israel Institute of Technology, à Carmel-Haifa University Economic Corporation ltd., Gabinete de Transferência e comercialização de Tecnologia da University of Haifa, ao NIBN – The National Institute for Biotechnology da Ben-Gurion da University of the Negev e ainda ao Yazamut 360°, Centro de Empreendedorismo da Universidade Ben-Gurion.

No encerramento dos trabalhos, o jornalista Henrique Cymerman realizou uma sessão informativa sobre o contexto histórico-económico de Israel, assim como sobre sua interpretação do ecossistema de inovação, abrindo portas colaborativas com o ecossistema da região Centro de Portugal.

O Programa INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro é cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading