Toulões recebeu 160 pessoas oriundas de Portugal e de Espanha para oPasseio Pedestre “Rosa Albardeira”,no dia 2 de abril, uma atividade de natureza de grande sucesso no concelho de Idanha-a-Nova.
Toulões, que é conhecida como a Aldeia da Rosa Albardeira, tem paisagens deslumbrantes para a observação de populações selvagens de Paeoniabroteri, nome científico da belíssima Rosa Albardeira que, quando floresce, assume um rosa-intenso.
Para António Marcelo, presidente da Junta de Freguesia de Toulões, “a caminhada visou sensibilizar para a preservação desta espécie endémica da região e a não destruição do seu habitat”.
É de evitar, por exemplo, a recolha de bolbos ou sementes da planta nos campos, uma que vez que impedem novas Rosas Albardeiras de nascer.
“Foi um excelente momento para os participantes, que tiveram a oportunidade de passear por paisagens de grande beleza num ótimo dia de primavera”, acrescentou o presidente da Junta de Freguesia de Toulões.
O passeio teve partida do centro de Toulões e percorreu cerca de 16 km pelas ruas da aldeia, por caminhos rurais e pela Serra da Murracha, onde crescem Rosas Albardeiras.
No final, houve lugar a um almoço convívio entre todos participantes, para retemperar as forças após a caminhada.