16.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 9, 2023
No menu items!
InícioCulturaReal Associação da Beira Interior promoveu Palestra dedicada ao tema “Genealogia das...

Real Associação da Beira Interior promoveu Palestra dedicada ao tema “Genealogia das Gentes da Lousa”

A Real Associação da Beira Interior, organizou no dia 02 de Abril de 2023, uma palestra subordinada ao tema “Genealogia das Gentes da Lousa”, o orador convidado foi o professor, investigador e genealogista António Graça Pereira, o evento teve o apoio da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa.

Na Mesa estiveram os oradores, o Presidente da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, João Miguel Baltazar, o Presidente da Associação Lousarte, José Teles Chaves e o Vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.

Milhares de baptizados, casamentos e óbitos, foram registados numa recolha exaustiva e organizada de documentação dos registos paroquiais da aldeia de Lousa, documentação do Século XVI até 1911.

António Graça Pereira, referiu-se a uma antepassada, sua trisavó, que era natural da Lousa. Também fez referência a alguns antepassados seus que nasceram na Lousa.

Graça Pereira, tem antepassados em várias localidades do Distrito de Castelo Branco: Oledo, Vale de Prazeres, Lousa, São Miguel de Acha, Lardosa, Póvoa de Rio de Moinhos, Rosmaninhal, Ladoeiro, Soalheira…

Foi referido o método de Sosa – Stradonitz, ou seja, 1 – eu, 2 – pai, 3 – mãe, 4 – avô paterno, 5 – avó paterna, 6 – avô materno, 7 – avó materna, … Todos temos 2 pais, 4 avós e, em princípio, 8 bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós, 64 pentavós,…

Mas, ao fazer uma Árvore Genealógica verificamos que alguns antepassados acabam por repetir-se, pois havia casamentos entre parentes, isto é, entre pessoas com antepassados comuns.

Vários apelidos foram referidos durante a palestra, como Baltazar, Chaves, Pio, Miguel, Calaveiras, Chioto, Marcelino, Marques, Lourenço, Correia, Fonseca… Tendo o orador cerca de 3 dezenas de apelidos ligados à aldeia da Lousa.

Outros documentos foram apresentados por António Graça Pereira, as fontes directas: como os registos paroquiais, militares, passaportes, processos do tribunal da Santa Inquisição, eclesiásticos e morgadios.

Foram referidas também algumas fontes indirectas para a investigação genealógica: sites da internet, pagos e gratuitos, comunicação social (estudos publicados em livros, jornais e revistas).

No final da palestra ouve curiosidade por parte da assistência a fim de saberem que eram os seus antepassados e ligações de parentesco.

Foi verificado que António Graça Pereira tem grau de parentes com várias pessoas naturais e residentes em Lousa.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: