A Real Associação da Beira Interior, organizou no dia 02 de Abril de 2023, uma palestra subordinada ao tema “Genealogia das Gentes da Lousa”, o orador convidado foi o professor, investigador e genealogista António Graça Pereira, o evento teve o apoio da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa.
Na Mesa estiveram os oradores, o Presidente da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, João Miguel Baltazar, o Presidente da Associação Lousarte, José Teles Chaves e o Vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior, Luís Duque-Vieira.
Milhares de baptizados, casamentos e óbitos, foram registados numa recolha exaustiva e organizada de documentação dos registos paroquiais da aldeia de Lousa, documentação do Século XVI até 1911.
António Graça Pereira, referiu-se a uma antepassada, sua trisavó, que era natural da Lousa. Também fez referência a alguns antepassados seus que nasceram na Lousa.
Graça Pereira, tem antepassados em várias localidades do Distrito de Castelo Branco: Oledo, Vale de Prazeres, Lousa, São Miguel de Acha, Lardosa, Póvoa de Rio de Moinhos, Rosmaninhal, Ladoeiro, Soalheira…
Foi referido o método de Sosa – Stradonitz, ou seja, 1 – eu, 2 – pai, 3 – mãe, 4 – avô paterno, 5 – avó paterna, 6 – avô materno, 7 – avó materna, … Todos temos 2 pais, 4 avós e, em princípio, 8 bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós, 64 pentavós,…
Mas, ao fazer uma Árvore Genealógica verificamos que alguns antepassados acabam por repetir-se, pois havia casamentos entre parentes, isto é, entre pessoas com antepassados comuns.
Vários apelidos foram referidos durante a palestra, como Baltazar, Chaves, Pio, Miguel, Calaveiras, Chioto, Marcelino, Marques, Lourenço, Correia, Fonseca… Tendo o orador cerca de 3 dezenas de apelidos ligados à aldeia da Lousa.
Outros documentos foram apresentados por António Graça Pereira, as fontes directas: como os registos paroquiais, militares, passaportes, processos do tribunal da Santa Inquisição, eclesiásticos e morgadios.
Foram referidas também algumas fontes indirectas para a investigação genealógica: sites da internet, pagos e gratuitos, comunicação social (estudos publicados em livros, jornais e revistas).
No final da palestra ouve curiosidade por parte da assistência a fim de saberem que eram os seus antepassados e ligações de parentesco.
Foi verificado que António Graça Pereira tem grau de parentes com várias pessoas naturais e residentes em Lousa.