12.4 C
Castelo Branco
Sábado, Junho 3, 2023
No menu items!
InícioRegionalCunqueiros acolheu encontro da Encomendação das Almas

Cunqueiros acolheu encontro da Encomendação das Almas

Mais de 70 «encomendadoras de almas» reuniram-se na aldeia de Cunqueiros, na noite de 31 de março, cumprindo uma das tradições da época da Quaresma que se repete apenas em algumas localidades do concelho.

João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, deu as boas vindas a todos os presentes, recordando da importância de manter algumas das tradições do concelho vivas, promovendo-se o encontro entre os vários grupos que, nas suas localidades, ainda realizam este ritual durante a Quaresma.

Depois de realizado em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, este encontro tem circulado pelas aldeias de origem dos grupos, uma forma de valorização das tradições e dos próprios locais.

Aos grupos de Cunqueiros, Corgas, Chão do Galego, Atalaias, Vergão e Galisteu juntou-se o grupo convidado de Proença-a-Velha, de Idanha-a-Nova, em que as mulheres rezaram cobertas pelo xaile, ouvindo-se apenas as suas vozes.

Cantaram ainda uma música a Nossa Senhora da Granja, já com xailes coloridos, que normalmente se entoa no Sábado de Aleluia.

No largo em frente à Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros, os sete grupos foram dispostos em círculo e à vez encomendaram as almas, entoando rezos e cânticos – que misturam tradições cristãs e pagãs e em que intercedem pelas almas que estão no Purgatório.

A associação anfitriã ofereceu a todos os grupos e ao vice-presidente uma pedra em xisto com uma pintura executada por João Pereira.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: