20.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioInternacionalPROENÇA-A-NOVA: Estudantes do Agrupamento de Escolas fazem intercâmbio em Espanha e França

PROENÇA-A-NOVA: Estudantes do Agrupamento de Escolas fazem intercâmbio em Espanha e França

Os/as alunos/as do 9ºB estiveram em Madrid,nos dias 23, 24 e 25 de março, para conhecer e trocar experiências com o Instituto de Enseñanza Secundaria Barrio de Loranca.

Já nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, foi a vez dos/as alunos/as do 9ºA rumarem a Paris para um intercâmbio escolar com o Collège Pierre Jean de Béranger.

Estes intercâmbios, que tiveram o apoio do Município, através da medida 1.12. “Conhecer Mais”, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, têm como objetivo promover e reforçar a aprendizagem da língua espanhola e francesa em contexto real, mas também dar a oportunidade aos/às alunos/as de contactar com um sistema de ensino diferente que permita a troca de experiências com outros/asestudantes neste contexto.

No caso da viagem Madrid, com as professoras de espanhol Ana Rita Ruivo e de geografia Clara Pilar, os/as estudantes testemunharam a grandiosidade dos edifícios da capital espanhola, conheceram o Palácio Real, passearam no “Paseodel Prado”, “Plaza Mayor”, “Puertasdel Sol”e “Museu Rainha Sofia”.

Ao IES Barrio de Loranca, nos arredores de Madrid, pela terceira vez levaram Proença-a-Nova, nomeadamente as curiosidades do concelho e, mais particularmente, a gastronomia.

Os/as alunos/as de duas turmas espanholas, do 3.ºESO (equivalente ao 9.ºano), já tinham contactado online com a turma de Proença, nas aulas de espanhol, e encontram-se a elaborar um livro de “Receitas hispano portuguesas de época e sustentáveis”.

Neste dia de intercâmbio visitaram juntos o El Escorial.

Está também a ser elaborado um itinerário no “Google Earth Web”no âmbito da disciplina de Geografia.

“‘Aprender una lengua, esvivirla’ e nestes dias passados em Madrid, os alunos e as alunas puderam viver e experienciar in loco a vida madrilena, convivendo com jovens da mesma idade, tão diferentes e tão iguais”, referem as professoras organizadoras do intercâmbio do 9ºB.

Já os/as alunos/as do 9ºA, juntamente com as professoras de francês Rosa Roque e Teresinha Catarino, tiveram a oportunidade de conhecer a Torre Eiffel, os Campos Elísios, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre, entre outros locais emblemáticos de Paris.

Durante um dia estiveram em intercâmbio com a escola francesa Collège Pierre Jean de Béranger, onde levaram um vídeo sobre o concelho e a escola.

Além disso, foi uma oportunidade única para trocar experiências culturais e pedagógicas, promovendo o desenvolvimento linguístico em contexto real.

“Os alunos e as alunas regressaram de Paris encantados/as com tudo o que viram, experimentaram e aprenderam. Foi uma viagem tão enriquecedora quanto inesquecível”, referem as professoras organizadoras do intercâmbio do 9ºA.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading