16.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 9, 2023
No menu items!
InícioInternacionalCCRB apresenta oportunidades do Interior de Portugal durante certame económico em Florianópolis,...

CCRB apresenta oportunidades do Interior de Portugal durante certame económico em Florianópolis, no Brasil

A Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB) foi coorganizadora da segunda edição da FIN Brasil, considerada a maior feira multissetorial da América Latina, que terminou, segundo os seus organizadores, com um volume de negociações na casa dos 20 milhões de euros, e perspetiva de, pelo menos, mais 100 milhões de euros em negócios futuros através das quatro mil conexões registadas durante a feira.

Uma grande comitiva portuguesa e moçambicana, “convidada” pela CCRB, alavancou a participação internacional no certame, com foco na promoção dos seus territórios.

O evento levou ao Brasil representantes institucionais e comerciais de 45 países e foi visitado por mais de três mil pessoas entre os dias 28 e 29 de março.

Dezassete estados brasileiros estiveram presentes na FIN, que teve mais de 200 stands com empreendedores, além de contar com a presença de políticos e autoridades, como o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o Senador Laercio Oliveira, representante do mesmo estado, que estiveram na abertura do evento que também foi prestigiada pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e pela vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm.

A presença portuguesa e moçambicana foi expressiva.

Cerca de 30 autarcas do Interior de Portugal estiveram na FIN, pertencentes às Comunidades Intermunicipais da Região da Beira Baixa, como Castelo Branco e Penamacor, Comunidade Intermunicipal Beiras Serra da Estrela, Almeida, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Gouveia, Guarda, Pinhel, Sabugal.

Com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra vieram Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Pampilhosa da Serra, Penacova, Soure e Vila Nova de Poiares.

Estiveram também presentes os municípios moçambicanos de Lichinga, Nampula e Quelimane.

Apesar de terem enfrentado uma catástrofe com a passagem do furação Freddy pela suas cidades, honraram a sua palavram e mostraram que Moçambique, assim como as Beiras, também são uma terra de oportunidades e que merecia acompanhar esta missão coorganizada pela Câmara de Comércio da Região das Beiras.

InovCluster, Grande Hotel do Luso e Termas do Luso, bem como a BMN Global, uma Exposição – Elã Vitale e a Associação Mais Lusofonia fecharam o grupo CCRB e Moçambique.

Estiveram presentes também Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, e o Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, que referiu a importância de se conectar os dois países através do diálogo e das oportunidades de negócios dos dois lados do Atlântico. Já Luís Faro Ramos destacou que a presença de um número expressivo de presidentes de câmara portugueses no Brasil ao mesmo tempo e num único evento é um facto histórico.

Ana Correia, presidente da CCRB, comentou que “a missão da Câmara de Comércio é fazer a triangulação entre Portugal, Brasil e Africa, países com um denominador comum; a língua portuguesa que os une”.

“Este foi um trabalho realizado ao longo de mais de quatro meses, em Portugal e em Moçambique. Permitiu-nos captar a atenção das autoridades portuguesas e africanas, sobretudo do Interior de Portugal, que tiveram a oportunidade de mostrar as suas potencialidades em termos de produtos e de oportunidades de investimentos e de negócios. Atravessaram o Atlântico para mostrar que a região das Beiras é uma região de Alta Intensidade e não de um Interior de Baixa Densidade”, disse Ana Correia, que ressaltou ainda que “a CCRBe a BMV GLOBAL estabeleceram um protocolo (entre muitos outros estabelecidos na FIN), e juntos querem ajudar a diferenciar as empresas que de facto procuram atingir a sustentabilidade das que ignoram o tema ou que mascaram os impactos das suas ações”.

Através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, certificou-se que a CÂMARA DE COMERCIO DA REGIÃO DAS BEIRAS tornou-se aderente às práticas ESG, tornando-se na primeira Câmara de Comércio a ter o Selo Verde.

Quem tem ou adere a este selo vai guiar o comportamento das empresas, entidades, pelos próximos anos e impulsionar a adoção de boas práticas em todas as esferas das organizações.Para além de ser uma tendência, o conceito ESG surgiu para adequar as empresas aos desejos dos consumidores e da população em geral.

Durante a FIN, que, através da CCRB também obteve o Selo de Sustentabilidade, as comitivas de Portugal e de Moçambique assinaram protocolos com entidades e autoridades do Brasil com vistas à realização de eventos bilaterais e com o intuito de realizarem negócios.

No “Palco 360”, houve apresentações da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, município de Castelo Branco, Associação Mais Lusofonia, Moçambique e de António Carlos Albuquerque, da Câmara Municipal de Coimbra e da Câmara de Comércio da Região das Beiras.

Em Florianópolis, antes da abertura oficial da feira, portugueses e moçambicanos visitaram o centro histórico da cidade, participaram num evento da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Museu da Escola Catarinense e foram recebidos na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

A FIN Brasil 2023 reuniu mais de 200 expositores e confirmou uma nova edição em abril de 2024 também em Florianópolis e terminou em beleza, com cultura.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: