26.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 5, 2023
No menu items!
InícioRegionalLameira D’ Ordem acolheu o Passeio Micológico de Primavera

Lameira D’ Ordem acolheu o Passeio Micológico de Primavera

Cerca de 30 caminhantes fizeram parte do mais recente Passeio Micológico de Primavera do CCV Floresta, que decorreu em Lameira D’Ordem, da freguesia de São Pedro do Esteval, em Proença-a-Nova, a 2 de abril de 2023, com o apoio e organização conjunta do Centro com o Centro Cultural e Recreativo desta população.

Tendo como ponto de encontro o CCV Floresta os participantes deslocaram-se até à Associação de Lameira D’ Ordem, onde se voltaram a reunir, partindo em busca da Amanita ponderosa, correntemente apelidado de tortulho ou tubareiro, sendo bastante abundante nesta área geográfica.

Num passeio orientado pelo engenheiro Gravito Henriques, que fez questão de esclarecer todas as dúvidas dos caminhantes, registou-se ainda o fundamental apoio de Marcelo Dias e Adelino Cristóvão, dois locais, que vestiram a “pele” de guias e nortearam o caminho a seguir pelo grupo.

Segundo afirmações dos próprios locais, o passeio excedeu as expectativas iniciais dos organizadores, contrariando as previsões de escassez de cogumelos que poderiam ser potencialmente encontrados.

Num trajeto circular e que terminou novamente no espaço desta associação, houve tempo para um almoço, também ele inteiramente dedicado à temática da micologia, com os cogumelos a serem o atrativo principal do cardápio.

Além do espaço, também a preparação, confeção e serviço foi da total responsabilidade do Centro Cultural e Recreativo da localidade.

Nos momentos finais e após o almoço, seguido de convívio entre todos os participantes, houve ainda uma sessão de esclarecimento de dúvidas e de identificação dos cogumelos recolhidos ao longo do passeio matinal, guiada pelo engenheiro Gravito Henriques.

Nesta sessão abordaram-se ainda os benefícios, perigos e semelhanças entre as mais diferentes espécies.

Está também previsto acontecer no ano de 2023 o Passeio Micológico de Outono, não sendo ainda conhecida data para a sua realização. Subscreva a newsletter e acompanhe as redes sociais (Facebook e Instagram) do CCV Floresta para ficar a par de todas as novidades e eventos.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: