12.4 C
Castelo Branco
Sábado, Junho 3, 2023
No menu items!
InícioCulturaLeitura Comunitária de 25 Poemas de Liberdade em Alcains

Leitura Comunitária de 25 Poemas de Liberdade em Alcains

Jardim da Sede da Freguesia, 25 de Abril, 19 horas

O Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2023 promove uma Leitura Comunitária de 25 poemas-textos em Alcains, de homenagem ao trabalho cívico e cultural de Maria Manuel Viana.

A Leitura Comunitária que reunirá pessoas de várias idades e de diversas profissões realiza-se no dia 25 de Abril, terça-feira, às 19 horas, junto ao “Grifo” de Bordalo II, no Jardim da Sede de Freguesia, no Largo de Santo António, em Alcains; e pretende ser uma manifestação de reconhecimento ao trabalho de Maria Manuel Viana, falecida em dezembro de 2022.

Grifo – Bordalo II

A Alma Azul reservou sete Leituras para alunos e professores da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco, que devem inscrever-se através do correio eletrónico da Alma Azul até dia 22, sábado, às 12 horas.

Maria Manuel Viana nasceu na Figueira da Foz, no dia 24 de abril de 1955, e ao longo da sua vida valorizou o concelho de Castelo Branco tanto no plano cultural, foi vereadora da Cultura do Município; como na área da educação, como professora na Escola Secundária Amato Lusitano; e responsável do CAE- Centro de Área Educativa de Castelo Branco, mas também no trabalho cívico coordenando o Gabinete para a Igualdade de género.

Foi ainda escritora de talento e tradutora de reconhecida competência, traduzindo, entre outros, Enrique Vila-Matas, Ignacio Martinez Pisón e Clara Usón, além do Prémio Nobel da Literatura em 2019, Peter Handke.

Das suas obras literárias, destacamos “As Evidências Nocturnas” e “Teoria dos Limites”, ambas na editora Teodolito, de Carlos Veiga Ferreira.

A Leitura Comunitária do Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2023 do dia 25 de Abril, oferece a todos os leitores presentes um raminho de alecrim, numa homenagem a Chico Buarque de Holanda, que vem, finalmente, a Portugal receber o Prémio Camões 2019, no dia 24 de Abril, pela sua canção “Tanto Mar”.

O Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda nasceu em 2009, em Castelo Branco, para assinalar os 10 anos da produtora de atividades culturais Alma Azul; e depois de Alcains, segue para o concelho de Proença-a-Nova onde visitará algumas freguesias em sessões de divulgação da Língua Portuguesa; numa delas colaborará (durante a manhã do dia 27) com o Bibliomóvel num dos seus percursos por aldeias de Proença-a-Nova.

As atividades do Festival A Língua Toda 2023 terminam na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, no Dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de maio.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: