Decorreu, no passado sábado, dia 15, o 3º PET Festival Solidário da ACD Carapalha que foi um momento fantástico.
A tarde iniciou com uma palestra da PSP sobre o enquadramento legal do bem-estar animal e continuou com a realização das demonstrações do Grupo Operacional Cinotécnico K9 e da Secção Cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco.
Este ano foram acrescentadas várias atividades ao programa de forma a proporcionar a que os pets e os respetivos tutores, usufruíssem de uma tarde repleta de diversão e conhecimento: maratona do cão, encontro de raças, desfile dos melhores amigos – cão e tutor, demonstrações, palestras e cavalaria da GNR preencheram esta tarde maravilhosa na qual tantos animais de companhia e respetivos tutores se divertiram.

O evento terminou com a libertação de uma cegonha à natureza, pelo CERAS, e com a cãominhada na qual foi simbolizado ainda o Kukur Tihar – Obrigada por seres o meu cão.
Kukur Tihar significa a adoração aos cães e faz parte de um festival, de celebrações anuais, que acontece na cultura Hindu, no qual um dos dias é destinado a homenagear os cães, amigos e guardiões mais devotos do humano, devido à sua lealdade.
Durante o Kukur Tihar, os cães são tratados com amor e admiração especiais.
Cada um recebe uma marca vermelha na testa com uma pasta chamada “tikka”, que significa que o cão é, ao mesmo tempo, devoto do bom caminho e um objeto de devoção, sendo vista como uma benção a todos aqueles que cruzarem o caminho do cão durante o festival.
Além disso, a parte favorita da celebração para os cães é o banquete de várias guloseimas.
Na pausa da cãominhada foi simbolizada esta homenagem, através da marcação da tikka a todos os cães e do banquete canino de ração e biscoitos. Um momento especial e único