16.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 9, 2023
No menu items!
InícioNacionalApresentação pública de projeto de 2,5 milhões para reforçar a investigação em...

Apresentação pública de projeto de 2,5 milhões para reforçar a investigação em ciências biomédicas na UC acontece quarta-feira

Na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, a partir das 9 horas, vai decorrer a apresentação pública do projeto “EXCELScIOR”, financiado com cerca de 2,5 milhões de euros no âmbito das ERA Chair Actions, mecanismo de financiamento da Comissão Europeia que apoia universidades e centros de investigação para que possam atrair e manter recursos humanos qualificados e, em simultâneo, potenciar a investigação de excelência nos seus domínios de atuação.

O evento vai decorrer no Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra (UC) e vai contar com diversas intervenções durante a manhã, nomeadamente do presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), Luís Pereira de Almeida; e do coordenador do “EXCELScIOR” e vice-presidente do CNC-UC, Paulo Oliveira.

Durante a tarde, pelas 16 horas, vai decorrer a intervenção do “ERA Chair Holder” do “EXCELScIOR”, John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, considerado por Paulo Oliveira «um dos investigadores mais cotados a nível mundial, sendo a pessoa certa para criar este novo grupo de investigação».

John Ioannidis vai apresentar a comunicação “Assessing research practices and the academic reward system”, que decorre também no Colégio da Trindade e que é aberta a todos os interessados.

A sessão de apresentação pública do projeto vai ser encerrada pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Coordenado por Paulo Oliveira, investigador e vice-presidente do CNC-UC, o projeto «vai permitir criar um grupo de investigação muito forte na Universidade de Coimbra numa área muito relevante, a metaciência», explica o coordenador.

«Sabemos que uma porção significativa da ciência que se faz tem problemas de reprodutibilidade, devidos a erros na conceção do processo científico. Este novo grupo da UC vai não só analisar a qualidade da ciência que se faz na Universidade de Coimbra nos mais variados domínios, como desenhar processos que levem a que a nossa ciência seja cada vez melhor, e sobretudo que tenha mais impacto», contextualiza Paulo Oliveira.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: