A deputada do PSD, Cláudia André, eleita pelo distrito de Castelo Branco questionou recentemente a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, no âmbito do debate sobre política setorial.
Cláudia André começou por referir que “do ensino não superior ao superior, a maioria dos professores têm mais de 50 anos”. Situação que leva a parlamentar a afirmar que o governo “ou tem a capacidade de preparar a renovação e substituição dos professores que nos próximos 10/15 anos se aposentarão ou o ensino em Portugal poderá tornar-se num flagelo para o país”.
Considerando que é preciso combater “estruturalmente este problema” a parlamentar não tem dúvidas que é “fundamental e urgente pensar uma estratégia conjunta para impulsionar a investigação em novas práticas educativas, impulsionar a procura por parte de estudantes pelos cursos de formação de professores e reestruturar estes cursos de forma a permitir que outros profissionais interessados em ingressar na carreira de professores possam realizar a sua formação pedagógica de forma complementar”.
Não tendo dúvidas que os professores “que formam os futuros professores são a chave para o futuro da educação em Portugal, a previsível escassez, cada vez maior, de professores pode ser uma oportunidade para reavaliar e renovar a formação de professores e a sua investigação”.
Desta forma Cláudia André quis saber se o Ministério do Ensino Superior planeia “elaborar com as Instituições de Ensino Superior e a A3ES, algum regime de incentivos direcionado à investigação e ao ensino relacionados com a formação de professores?”.
Depois do anúncio do Ministro da Educação a garantir já no próximo ano letivo, estágios remunerados e dar melhores condições aos professores que trabalham nas escolas para orientarem os estágios, Cláudia André quis ainda saber se “as instituições de ensino superior estarão preparadas e reestruturados para iniciar no próximo ano letivo o acompanhamento da prática pedagógica, vulgo estágios pedagógicos?”
Após a alteração legislativa que permitiu alargar a licenciados pós-Bolonha a possibilidade de dar aulas, e contratar mais 708 professores, que estão a lecionar do ensino básico e secundário sem formação pedagógica, Cláudia André questionou o que “está a ser preparado no sentido de administrar a formação, anunciada pelo Ministro da Educação, a estes profissionais”.