Apresentar o Festival às gerações futuras e sensibilizá-las para a importância do produto e produção de Queijo
O Portugal Cheese Festival abriu ontem com a visita da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que fez a visita ao Festival acompanhada pelos Presidentes do Município de Castelo Branco, Leopoldo Martins Rodrigues, e da Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, pelo Deputado Delegado de Servicío de Agricultura y Ganadaria de la Diputación de Zamora, Dom Angel Sanchez, com o Embaixador do Festival, Eduardo Madeira.
Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Martins Rodrigues, reafirmou a importância estratégica do Portugal Cheese Festival enfatizando que “É um projeto que não se esgota aqui. Queremos continuar a crescer e a levar Alcains e Castelo Branco pelo mundo inteiro”.
A Presidente de Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, destacou o orgulho de Alcains no seu queijo, nos seus produtos endógenos e nas suas gentes, enfatizando que “são os produtos endógenos que trabalhamos com muito orgulho e para isso é preciso conhecer e amar a nossa terra”.
Na sua intervenção, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, declarou que “É um orgulho imenso estar em casa e ver o empenho de todos em redor dos nossos produtos e das nossas tradições” e focou a importância da inovação para conseguir superar os desafios do “coração do interior”, referindo que “acabo de encontrar aqui uma antiga aluna que se transformou numa empresária de sucesso. Esta paixão pelos nossos territórios, este apego à nossa identidade, mostra que é possível cumprirmos os nossos sonhos”.
A manhã iniciou-se com a visita da comunidade escolar que encheu de alegria e boa disposição o espaço do Festival, com a presença de mais de 250 crianças e jovens das Escolas do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, cuja sede reside na vila de Alcains, que visitaram os diferentes espaços, ouviram as intervenções da manhã e participaram nas dinâmicas exteriores, como a Tosquia, os Workshops do Queijo, a Quinta Pedagógica, onde ficaram a conhecer as diferentes raças, e tiveram ainda a oportunidade de experimentarem a atividade Mini Painel de Provadores.
A receção às gerações futuras foi feita pelo Embaixador Eduardo Madeira, acompanhado pela Presidente de Junta de Freguesia de Alcains, Milena Santos, e por Fernando Raposo, Assessor da Cultura e Educação, e Patricia Alexandre, Coordenadora dos Serviços Educativos, do Município de Castelo Branco.
Também estiveram presentes os membros seniores do Lar Major Rato, uma instituição de solidariedade social sediada em Alcains.
No início do programa de conferências, a Nutricionista da CATAA, Filomena Pereira, falou para uma plateia repleta de crianças sobre o “Valor Nutricional do Queijo”, onde explicou a presença do queijo na alimentação mediterrânea, o correto consumo numa dieta equilibrada e os benefícios para a saúde.
No painel seguinte, “Pastores e Queijeiros 4.0_ Semear o futuro de uma Fileira”, os antigos alunos da Escola de Pastores e de Queijeiros, Paulo Levita e Carina Ribeiro, partilharam a sua experiência pessoal, com as suas motivações e percurso profissionais para uma plateia repleta de jovens.
E da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Luís Pinto de Andrade falou da nova geração de profissionais que tem de ser qualificada, ao ter de ter formação tanto de saúde animal como de gestão.
De tarde, o empresário de setor têxtil, João Carvalho, o CEO da Fitecom, e João Serrano, da OVIBEIRA, a prestigiada associação de produtores agropecuários, que reúne mais de dois mil associados na região da Beira Baixa, juntaram-se para falar sobre “A Lã – Recuperar, Reutilizar e Valorizar”.
O primeiro dia do Portugal Cheese Festival ficou ainda marcado pela animação exterior com as diferentes atividades culturais, jogos tradicionais, pelo showcooking do Clube de Ciência Viva da escola sede sediada em Alcains, pelos ritmos da animação musical de rua dos grupos Fanfarra 4XX e Manta de Ourelos, e pelo grande concerto dos Os Quatro e Meia, uma das bandas do momento do panorama musical português com grande impacto no público jovem.
Inspirado na emblemática Feira do Queijo de Alcains, que simboliza a ligação da região à arte, qualidade de origem e produção de queijo, o Portugal Cheese Festival é um projeto de afirmação estratégica do Município de Castelo Branco e da Junta de Freguesia de Alcains, com as associações setoriais InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro e CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, para referenciar o setor do Queijo à escala nacional e potenciar o território internacionalmente.