26.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 5, 2023
No menu items!
InícioRegionalConferências, Concurso de Queijos e concerto dos D.A.M.A marcam segundo dia do...

Conferências, Concurso de Queijos e concerto dos D.A.M.A marcam segundo dia do Portugal Cheese Festival

A falta de leite, o preço de produção, o decréscimo das raças autóctones e a necessidade de rejuvenescer o setor marcam intervenções dos oradores presentes

O dia de sábado, 6 de maio, foi marcado pela discussão de alguns dos temas mais prementes na fileira do queijo e setores conexos, ligados às áreas temáticas do queijo, consumo, animais e leite, com a presença de oradores de renome nacional e internacional, em intervenções individuais ou em painéis de debate moderados pelo jornalista João Maia Abreu.

Na “Entrega de Prémios para os Queijos a Concurso no Painel de Provadores”, estiveram a concurso 24 queijos e 10 queijarias, avaliadas pelo Painel de Provadores de queijo da Beira Baixa, promovido pelo CATAA. A fechar o dia, os fãs e visitantes do Festival foram brindados pela atuação da banda pop portuguesa D.A.M.A.

A manhã iniciou-se com as intervenções individuais de António Carlos Godinho, da Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco, sob o tema “As Oportunidades e os Desafios do Setor na Região” e Luís Pinto de Andrade, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (IPCB), sobre “O Cardo como Agente Coagulante nos Queijos Tradicionais”, onde foi abordada a importância desta flor para a inovação de produtos e processos na valorização do setor.

Seguiu-se o painel “Tendências de Consumo de Queijo em Portugal”, composto por Rodolfo Machado, do Grupo RTM, Verónica Munteanu, da Lactaçores e António Quaresma, do Grupo Valor do Tempo, que numa conversa animada abordaram a evolução das ocasiões de consumo dos portugueses e a crescente presença do movimento “saudável”.

Desafios comuns a toda a cadeia de valor que têm de ser respondidos com inovação, quer ao nível das características funcionais do produto como da experiência de consumo associada à conveniência e ao prazer.

Na apresentação do caso de estudo, “O Cooperativismo na Valorização da Fileira do Queijo: O Exemplo da Estrelacoop”, Joaquim Lé de Matos, da Estrelacoop, apresentou o caminho de sucesso que a cooperativa tem estado a desenvolver para valorizar o produto, quer face ao valor económico como da sua perceção intangível.

Neste ponto, anunciou que estão a preparar uma candidatura do Queijo da Serra da Estrela a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e realçou o arranque do projeto “Be Cheese”, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que pretende valorizar a fileira da produção de queijo.

A tarde abriu caminho para a discussão “Raças Autóctones da Beira Baixa – Produção atual”, com a presença de Fernando Martins, da DRAPC, Pedro Cardoso, da Ovibeira, António Cabanas, da ANCROCC, e Mário Cristóvão, Centro de Apoio Tecnológica Agroalimentar, que enfatizaram a necessidade urgente da concretização de medidas, com impactos reais para a proteção e incremento do número de efetivos das raças autóctones da Beira Baixa.

O leite foi ainda tema para dois momentos de reflexão. O “Panorama da Produção de Leite Nacional: As Novas Gerações na Produção de Leite em Portugal” juntou Maria Cândida Marramaque, da ANIL, João Madanelo, Produção de Leite de Pequenos Ruminantes, e Paula Amaral, da BEL Portugal, onde o tema central foi a falta de leite no mercado, o seu elevado custo de produção e a necessidade de atrair as gerações jovens para o setor.

O “Painel Internacional: Casos de Sucesso Além-Fronteiras“, com Carlos Díez Valle, da Diputación Provincial de Zamora (serviços de Agricultura e Ganadaria), foi marcado pela apresentação da estratégia e impressionantes números da “Fromago Cheese Experience”, a feira dedicada ao queijo zamorano e aos produtos do setor primário, onde ficou também registado a vontade de uma colaboração transfronteiriça, entre Zamora e Castelo Branco.

A última intervenção coube ao Afinador de Queijos, Pedro Silveira que explicou para uma plateia repleta de consumidores interessados “A Arte do Corte de Queijo”.

Seguiu-se o anúncio e entrega de prémios do “Concurso de Queijos do Portugal Cheese Festival”, que contou com 24 queijos a concurso e 10 queijarias avaliadas pelo Painel de Provadores de queijo da Beira Baixa.

  • Na categoria Queijo Castelo Branco Beira Baixa DOP, os vencedores foram, em primeiro lugar, a Queijaria Almeida Lda., em segundo, Marco António Pereira, Lda. (Sabores da Soalheira), e em terceiro lugar, Queijos Tavares, Lda,.
  • Na categoria Queijo de Ovelha Curado, os vencedores foram, em primeiro lugar, Queijaria Almeida, Lda., em segundo, Queijaria da Soalheira, e em terceiro lugar, Malpiqueijo, Lda.
  • Na categoria Queijo Picante Beira Baixa DOP, os vencedores foram, em primeiro lugar, Queijos Tavares, em segundo, Queijaria Almeida, Lda., e em terceiro lugar, Marco Antonio Pereira, Lda. (Sabores da Soalheira).
  • Na categoria Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP, os vencedores foram, em primeiro lugar, Queijaria Almeida, Lda., em segundo, Queijos Tavares, e em terceiro, Marco Antonio Pereira, Lda. (Sabores da Soalheira).
  • Na categoria Queijo de Mistura Curado, os vencedores foram, em primeiro lugar, Queijaria Almeida, Lda., em segundo, Queijaria da Soalheira, e em terceiro lugar, Marco Antonio Pereira, Lda. (Sabores da Soalheira).

O segundo dia do Portugal Cheese Festival voltou a revelar-se um enorme sucesso, ao contar com a presença de milhares pessoas no recinto que participaram nas atividadesde showcookings, com os Chefs Mário Ramos e Raquel Ramos, da GeoCakes, e com a Chef Cátia Goarman, estrela do programa “Os Segredos da Tia Cátia”, no peddy paper – ALZINE, no atelier do barro Museu do Canteiro e assistiram às animações musicais dos grupos Ruído à Portuguesa, Grupo de Concertinas da ARCA – Alcains, e Super Rua.

Mas sem dúvida que o ponto alto foi o concerto dos D.A.M.A, que levou ao delírio fãs e visitantes do Festival.

Inspirado na emblemática Feira do Queijo de Alcains, que simboliza a ligação da região à arte, qualidade de origem e produção de queijo, o Portugal Cheese Festival é um projeto de afirmação estratégica do Município de Castelo Branco e da Junta de Freguesia de Alcains, juntamente com as associações setoriais InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro e CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, para referenciar o setor do Queijo à escala nacional e potenciar o território internacionalmente.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: